Lifestyle

Conheça a casa que se ‘divide’ em dois em caso de divórcio

“Podes ficar com as jóias, o carro e a casa”, já dizia a cantora Ágata na música ‘Comunhão de Bens’. Mas um gabinete de arquitetura holandesa quer acabar com essa partilha, no que diz respeito às moradias.

É que os arquitetos desenharam uma casa que se ‘divide’ em dois em caso de divórcio. Dividir no sentido de que o imóvel pode ser separado em duas partes distintas, permitindo que cada elemento do casal fique no seu lado da casa, com acesso a todas as divisões mas sem ver o outro, mesmo depois da rutura.

O projeto chama-se apropriadamente ‘Prenuptial Housing’ (Habitação pré-nupcial) e foi idealizado pelo especialista em relações públicas e cultura pop Kbiri Omar. E já tem data para estar disponível no mercado: 2017.

O gabinete OBA ficou encarregue de colocar o plano em prática. A casa será normal, mas quando houver divórcio, a cozinha e a casa-de-banho, que são compartilhadas, podem ser facilmente separadas em duas partes.

Segundo o arquiteto Xander den Duijn, em entrevista à agência EFE, o maior desafio do projeto tem sido o de projetar uma casa feita de duas unidades autónomas, mas que, aparentemente, parece uma só.

A casa será construída a partir de materiais leves como fibra de carbono e madeira semi-transparentes que permitem uma separação fácil.

O arquitetos revelam que já receberam inúmeros pedidos feitos por empresas e indivíduos. Que seguramente já se andam a prevenir…