Atualidade

Joana Fomm “exausta” de tanto trabalho após apelo no Facebook

O povo costuma dizer: “Não há fome que não dê em fartura”. O provérbio aplica-se bem à atriz brasileira Joana Fomm, a mítica ‘Perpétua’ da novela ‘Tieta’. Aos 76 anos passou por uma situação complicada de desemprego que a levou a fazer em julho um apelo público no Facebook a pedir trabalho. O pedido resultou e Joana tem vários projetos em mãos. O suficiente para estar já “exausta” de tanto trabalho.

A atriz revelou isso mesmo quando foi entrevistada por Jô Soares, na segunda-feira, dia 5 de setembro, no ‘Programa do Jô’. “Surgiu tanto trabalho que estou exausta”, disse Fomm.

“Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim.”, escreveu a 20 de julho.

Joana Fomm foi contactada para entrar na nova temporada de ‘Malhação’ e no filme ‘Como se Tornar o Pior Aluno da Escola’ e teve muitos outros convites.

“Ligaram tanto para mim. Apareceu tanto trabalho que estou exausta”, disse no programa. “Mas [anunciar no Facebook] foi muito bom, porque, se você chega para alguém e pede, não dá certo.”

Joana Fomm e Jô Soares

A atriz, que conta no currículo mais de 40 novelas, passou também por problemas de saúde graves: cancro da mama e disautonomia, uma doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos. Superou as duas.

Questionada por Jô Soares se se teria inspirado na atriz e estrela de Hollywood Bette Davis, que colocou um anúncio de emprego num jornal norte-americano, negou e descreveu o seu caso como um “ato de desespero”.

“Eu sabia dessa história, mas não me inspirei muito nela não. Foi meio desespero mesmo”, brincou Joana. “Se eu botasse o anúncio no jornal, iam jogar no lixo”, confessou.

A veterana pondera mesmo partir do seu exemplo para ajudar outros desempregados. “Eu tenho vontade de fazer uma coluna oferecendo o trabalho das pessoas, porque sei de tanta gente que está sem trabalhar e é maravilhosa”, contou.

Veja aqui a entrevista completa: