Atualidade

Temperaturas vão descer nos próximos dias

O tempo quente e seco que tem assolado o país desde o final da semana passada vai dar tréguas nos próximos dias. As temperaturas mínimas e máximas irão descer ligeiramente e um pouco por todo o país.

Na terça-feira, dia 9, o céu vai estar geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro. O vento vai soprar moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial a partir da tarde.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se uma pequena descida da temperatura mínima no litoral Norte e Centro. E uma descida da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro.

A temperatura do mar, essa continua muito agradável na costa Sul, estando prevista uma máxima de 24 graus centígrados.

No arquipélago dos Açores as temperaturas mínimas rondam os 21º e as máximas não vão ultrapassar os 27 graus.

Apenas a Madeira é a exceção à regra devido à pequena subida da temperatura máxima.

Para quarta-feira, dia 10, as temperaturas vão diminuir no continente, quer nos valores mínimos quer nos máximos, e vai haver um aumento de nebulosidade especialmente no Centro e Sul.

Quanto a quinta-feira, dia 11, o cenário será idêntico.

O país esteve sob aviso meteorológico entre a passada sexta-feira, dia 5 de agosto, e esta segunda-feira. O fluxo de ar quente e seco, com máximas a atingir os 40 graus, provocou muitos incêndios e não deu tréguas aos bombeiros. O calor extremo e a falta de meios de combate a fogos motivou, pela primeira vez, o acionamento do plano de emergência no distrito do Porto.