Atualidade

Rainha de Inglaterra faz donativo à Cruz Vermelha depois do sismo de Itália

A rainha Isabel II de Inglaterra fez um donativo pessoal à Cruz Vermelha depois do sismo de Itália. O valor não foi divulgado, mas promete ser uma preciosa ajuda para as vítimas do terramoto na região central do país.

O donativo foi entregue ao British Red Cross (Cruz Vermelha britânica), uma instituição de caridade da qual é patrona. Esse dinheiro segue depois para os colegas italianos e o fundo das vítimas do sismo de 6.2 na escala de Richter que destruiu várias localidades daquele país na madrugada de quarta-feira, dia 24 de agosto.

O porta-voz do Palácio de Buckingham não revelou, contudo, mais pormenores sobre o donativo.

A Cruz Vermelha italiana está a ajudar a coordenar as operações de busca e salvamento nas áreas mais afetadas pelo tremor de terra. O sismo já fez 284 mortos, quase 400 feridos que continuam hospitalizados, milhares de desalojados e vários desaparecidos. Mais de 200 pessoas foram resgatadas dos escombros.

O balanço aterrador e o facto de já terem sido registadas mais de 928 réplicas desde o primeiro sismo, que destruíram outros edifícios danificados, fizeram com que o primeiro-ministro Matteo Renzi declara-se o estado de emergência no centro do país.

Este terramoto já foi considerado um dos mais devastadores desastres naturais de Itália. O chefe de Governo anunciou a entrega de 50 milhões de euros para ajudar a reconstruir as cidades.

“O príncipe Filipe e eu ficamos desolados por saber da perda de vidas na sequência do terramoto no centro de Itália. Os nossos pensamentos e preces vão para todas as pessoas de Itália, especialmente para as famílias e amigos das vítimas”, disse a rainha Isabel II numa mensagem deixada ao primeiro-ministro italiano.

Também outras casas reais europeias fizeram questão de dar as condolências aos altos representantes de Itália: