Atualidade

Itália começa a despedida dos 284 mortos no sismo

Três dias depois do sismo de 6.2 na escala de Richter que destruiu várias regiões do centro de Itália começaram as primeiras cerimónias fúnebres.

O último balanço oficial da Proteção Civil italiana aumentou para 284 o número de mortos provocados pelo terramoto da madrugada desta quarta-feira. Entretanto foram já registadas mais de 928 réplicas desde o sismo de magnitude 6.2, mesmo durante a madrugada deste sábado, dia 27. O abalo mais forte ocorreu pelas 04h50 (hora local) na província de Ascoli Piceno e teve uma magnitude de 4 na escala de Richter, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia.

Ascoli Piceno é precisamente a localidade onde este sábado começaram os funerais das vítimas do sismo. A cerimónia vai decorrer no pavilhão desportivo e terá a participação do presidente italiano, Sergio Mattarella, e do primeiro-ministro Matteo Renzi.

Sergio Pirozzi, presidente da Câmara de Amatrice, a cidade mais afetada pelo terramoto que perdeu 2/3 dos seus edifícios, anunciou a descoberta de mais três corpos. O que faz um total de 224 corpos encontrados até agora só naquela zona.

Já em Arquata del Tronto mantém-se o número de 49 mortos e em Accumoli foram 11 pessoas, de acordo com as autoridades italianas.

Quase 400 feridos continuam hospitalizados. Os milhares de desalojados têm dormido em vários acampamentos instalados pela Proteção Civil, ginásios e outros centros com um total de 3500 camas.

As equipas de resgate continuam em busca de sobreviventes, debaixo dos escombros, tanto em Amatrice como em Pescara del Tronto, as localidades onde se estima haver ainda desaparecidos.

Sismo Amatrice Itália