Atualidade

Médico de ‘Anatomia de Grey’ ajuda vítimas do sismo de Itália

Giacomo Gianniotti interpreta o médico Andrew De Luca na série ‘Anatomia de Grey’, na ficção, e tem um lado solidário, na vida real. É que o ator está a ajudar as vítimas do sismo de Itália, país de onde é natural, apesar de viver nos Estados Unidos da América.

Foi como voluntário da associação All Hands Volunteers que partiu para o terreno, logo no dia a seguir ao terramoto com a magnitude de 6.2 na escala de Richter, que devastou o centro de Itália e matou até agora 291 pessoas. Em três dias já passou por três cidades diferentes, todas elas destruídas pela força do abalo.

O ator faz parte de uma equipa pronta para qualquer serviço (Immediate Assessment Team ou IAT) e o primeiro destino foi Amatrice, uma das localidades mais afetadas pelo sismo.

“Eu e outros dois voluntários da IAT visitamos Amatrice. Foi terrível ver os enormes danos provocados nesta aldeia tão bonita. Foi muito triste para nós testemunharmos tudo o que vimos. Mas estamos impressionados com o trabalho e esforço da resposta nacional, que têm neste momento tudo sob controlo. Pelo menos por agora”, descreveu Giacomo no Instagram.

No segundo dia passou por Accumoli, Arquata del Tronto e Pescara del Tronto, altura em que se procurava os desaparecidos e sobreviventes debaixo dos escombros, e Norcia.

No terceiro dia passou por Rieti, onde se situa o novo centro de informação do desastre natural. “Neste momento os nossos esforços e de outras organizações grandes não são necessários mas queremos obter informação para todos vocês que quiserem contribuir, de forma a assegurar que o vosso dinheiro está a ir para o sítio correto e a servir as pessoas certas”, disse este domingo.

O país já se começa a despedir das vítimas mortais, tendo feito os funerais de 35 pessoas, entre as quais duas crianças, no sábado.

Veja as fotografias do trabalho solidário feito pelo ator: