Atualidade

Tentativa de golpe de Estado na Turquia faz 90 mortos

Uma tentativa de golpe de Estado na Turquia, levada a cabo por militares, fez 90 mortos e mais de 1150 feridos. Os 200 militares, que se encontravam na sede das Forças Armadas turcas, renderam-se às autoridades menos de seis horas depois de terem tomado as cidades de Ancara e Istambul. O Presidente turco falou em “vitória do povo”, referindo-se à saída da população para as ruas, como o próprio tinha pedido.

A tentativa de golpe de Estado militar começou na sexta-feira à noite. Os militares tomaram conta da televisão pública local, a TRT, que esteve temporariamente sem emissão e emitiram um comunicado. Acusaram o presidente Recep Tayyip Erdogan, que é islamista, de “traidor” e de ter estabelecido um regime autoritário de medo.

Os militares alegaram ainda que Erdogan criou todas as instituições do estado com propósito ideológico, abandonando o império da Lei secular.

O acesso às pontes sobre o Bósforo, que liga a Europa e Ásia, foi cortado e tomaram posições em vários locais de Ancara, a capital, e de Istambul, por volta das 23h00 locais (menos duas em Portugal). Houve confrontos, explosões e tiros disparados nas ruas e edifícios governamentais, numa noite em que Erdogan estava num hotel no sul do país. Vários populares pró e contra o golpe de Estado saíram para a rua.

Os militares acabaram por se render, tendo sido detidos 1563 elementos. O Presidente turco culpou pelo golpe os apoiantes do seu arqui-inimigo, Fethullah Gülen, um imã exilado há anos nos Estados Unidos, e disse que os acontecimentos da noite eram uma razão suficiente para fazer uma limpeza no exército.

Veja aqui as imagens e os vídeos da noite e da madrugada na Turquia: