Atualidade

Atentado em Berlim: Merkel quer terroristas punidos

“É difícil aceitar que tenha sido um ato de alguém que nos pediu asilo”, começou logo por dizer a chanceler alemã no discurso feito esta terça-feira, referindo-se ao “ataque terrorista” de ontem à noite em Berlim.

Um camião entrou no mercado de Natal na Breitscheidplatz, na capital da Alemanha, onde estavam centenas de pessoas a fazer compras. A viatura, com matrícula polaca, acelerou antes de atropelar mortalmente pelo menos 12 pessoas e feriu outras 48. Até ao momento não há registo de vítimas portuguesas.

“Levou à frente vários stands de artesanato e acabou por embater contra a parede de fundo. A vendedora de adereços de Natal em madeira ficou debaixo das rodas. Não pudemos fazer nada”, contou uma testemunha, Emma Rushton, à televisão alemã N-tv.

Angela Merkel – que já convocou um gabinete de crise – deixou condolências aos familiares e amigos das vítimas salientando que “um país inteiro está unido convosco neste momento triste”.

“Ainda não temos dados concretos mas temos de partir do princípio de que foi um ataque terrorista”, disse Merkel, que não quer acreditar que o autor seja um refugiado.

“Isso teria repercussões muito negativas para todas as pessoas que se empenham na ajuda aos refugiados e para os que precisam mesmo da nossa ajuda”, lembrou.

Apesar da identidade do presumível autor do atentado não ter sido oficialmente revelada, os media alemães e a agência Reuters dizem tratar-se de um paquistanês, de 23 anos, que chegou há cerca de um ano à Alemanha, tendo pedido asilo. Informação que foi depois desmentida pela polícia. Mas vamos por partes.

Merkel apenas disse que o atacante é um homem de 23 anos. “Este ato inqualificável será punido tão severamente quanto a lei permitir”, afirmou.

O jornal ‘Bild’ avançou com o nome Naved B., detalhando a emissora local RBB (Rádio e Televisão Pública de Berlim), que o suspeito chegou à Alemanha através de Passau, na fronteira com a Áustria. Foi detido graças a uma testemunha que, vendo um homem descer do camião e fugir, contactou a polícia, que deteve o suspeito nas imediações de Tiergarten, o jardim zoológico de Berlim.

As notícias mais recentes referem ainda que a ação policial levou, já de madrugada, vários agentes a entrarem de rompante num albergue transformado em centro de acolhimento para refugiados, situado num dos hangares do aeroporto de Tempelhof e onde o suspeito estaria registado.

Uma fonte do departamento alemão de segurança chegou a afirmar à Reuters que o suspeito era conhecido pela polícia por delitos menores e chegou a usar vários nomes.

Mas agora, horas depois da detenção do cidadão paquistanês, a polícia alemã informou: “Temos o homem errado”.

“As investigações sobre o presumível atentado terrorista em Beitscheidplatz continuam a toda a velocidade e com o cuidado necessário”, comunicou a polícia através do Twitter.

A polícia suspeita que o veículo tenha sido roubado na Polónia num local de construção. Na cabine do camião, que transportava vigas de aço, foi encontrado um polaco morto. O proprietário do veículo, Ariel Zurawsk, confirmou às autoridades que emprestou a viatura a um primo.

As feiras natalícias em Berlim permanecerão fechadas em luto pelas vítimas do ataque de segunda-feira, mas continuarão a funcionar noutras cidades. De se salientar que aquele mercado de Natal insere-se na festa que decorre nas proximidades da igreja memorial Kaiser Wilhelm, destruída após a Segunda Guerra Mundial, no coração da ex-Berlim Ocidental.

Reações ao atentado
“Estou profundamente chocado com o ataque infame a Berlim e ao povo alemão. A minha mais sincera solidariedade às famílias das vítimas”, disse o primeiro-ministro António Costa.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condenou o “bárbaro ataque”.

Fora da esfera política, também já houve quem reagisse.

O ex-tenista alemão Boris Becker foi um deles: “Pray For Berlin”, escreveu apenas.

“Chocado e triste com o que aconteceu em Berlim. Todo o meu amor para com as vítimas”, disse o futebolista espanhol Sergio Ramos.

“Estivemos naquele mercado ontem à noite”, revelou a banda musical One Republic.

“Horrível. Mando os melhores pensamentos para todos em Berlim”, afirmou a atriz norte-americana Mia Farrow.

“Um camião irrompe pelo mercado de Natal em Berlim; um atirador assassina o embaixador da Rússia na Turquia e três feridos num tiroteio em Zurique. Tenham cuidado amigos!”, pediu La Toya Jackson.

Este ataque trouxe à memória o que aconteceu em julho em Nice, França, quando um tunisino conduziu um camião de 19 toneladas na marginal, atropelando quem assistia ao fogo de artifício das comemorações do 14 de julho, Tomada da Bastilha. O ataque reivindicado pelo Estado Islâmico matou 84 pessoas.

Fotos: Twitter