Cultura

Largo do Intendente é palco de animação durante cinco dias do ‘Lisboa Mistura’

Durante cinco dias, entre terça-feira (19) e sábado (23), o Intendente volta a escutar e a dançar ao ritmo da multiplicidade de sons que formam a cidade de Lisboa com Concertos, After Parties, Conversas, Live Graffitis, Arruadas e muito mais.

Este ano, a programação do festival ‘Lisboa Mistura’ “assenta em redor dos ritmos inspirados pela cidade de Lisboa, pelas palavras que sustentam a comunidade dos seus habitantes e tem três dimensões principais: o hip-hop, a eletrónica e as músicas populares, de sons e melodias sedimentadas e de novas propostas”, refere a associação Sons da Lusofonia em comunicado.

20160523145135_YGNVN0R7K644YMXT28T4

Quarta-feira (20), às 21h00, no Largo do Intendente, apresenta-se pela primeira vez ao vivo a OPA – Oficina Portátil de Artes, “projeto pedagógico e artístico dirigido por Francisco Rebelo (Orelha Negra, Cais do Sodré Funk Connection), que reúne jovens artistas de bairros de Lisboa e periferias”. Espera-se um animado o concerto de abertura.

No dia anterior, terça-feira, é possível assistir-se a um ensaio da OPA, pelas 18:00, no n.º 10 da Rua Quinta da Almargem. No mesmo dia, pelas 17h00, na Underdogs Art Store, no Cais do Sodré, há a construção de uma obra coletiva de ‘graffiti’ de Glue e Mosaik, acompanhada por uma atuação de DJ Kwan.

O primeiro dia de Lisboa Mistura termina com a conversa “Som de Lisboa”, às 19h00 no Largo da Severa, que junta o DJ Marfox, os músicos Maria Reis (Pega Monstro), Camané e Gabriel Ferrandini e o jornalista Mário Lopes (Público).

Das muitas iniciativas que decorrem nos outros dias, a organização destaca o espetáculo que junta em palco os ‘rappers’ portugueses Valete e NBC, com convidados, na quinta-feira às 21h00; a atuação dos Konono n.º 1, na sexta-feira às 22h15; e no sábado um concerto que junta “alguns dos maiores nomes da lusofonia”: Waldemar Bastos (Angola), Kimi Djabaté (Guiné), André Cabaço (Moçambique), Tonecas Prazeres (São Tomé), Jenifer Solidade e Khaly Angel (Cabo Verde), Leo Minax e Alexandre Frazão (Brasil), Carlos Barretto, Mário Delgado, Carlos Martins(Portugal), entre outros.

Estes espetáculos decorrem todos no Largo do Intendente.

O ‘Lisboa Mistura’ conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC).

Todas as iniciativas do festival são de entrada gratuita.