Atualidade

Conquista do Euro terá impacto milionário na economia portuguesa

A conquista do título europeu pela seleção portuguesa de futebol terá um impacto de 609 milhões de euros na economia nacional, revela um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

Segundo o estudo, mesmo que a equipa orientada por Fernando Santos não passe aos oitavos de final, “os três jogos relativos à fase de grupos representarão, só por si, um impacto económico para o país que atingirá os 438 milhões de euros”.

O estudo indica que “o facto de os portugueses continuarem a acompanhar a competição, mesmo sem a participação da seleção portuguesa, representará um impacto de mais 161 milhões de euros”.

A presença de Portugal nos oitavos de final representará, segundo o estudo, um retorno de 27 milhões, o mesmo montante alcançado nos quartos-de-final.

Caso Portugal atinja as meias-finais da competição, que começa sexta-feira em França, terá um impacto de 43 milhões, enquanto a presença na final ascenderá a 64 milhões de euros.

Os prémios jogo, a publicidade, a venda de produtos oficiais e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa são alguns dos indicadores de impacto tidos em conta.

Segundo o estudo, a “UEFA espera gerar receitas de 500 milhões no Euro 2016, um valor bastante superior ao alcançado no Euro2012, que gerou cerca de 300 milhões”.

O aumento do valor pode ser justificado com o facto de a próxima edição do Europeu apresentar algumas mudanças no formato, nomeadamente o alargamento para 24 equipas.

A competição vai integrar, no total, 51 jogos, ao contrário dos 31 disputados no Europeu anterior. Portugal estreia-se no Euro2016 na terça-feira, frente à Islândia, em Saint-Étienne.