Atualidade

Jornal francês “L’Équipe” lança final do Euro2016 em bom português

Não, a imagem que surge aqui em cima não é uma fotomontagem. A edição deste domingo, 10 de julho, do conceituado jornal desportivo francês, “L’Équipe”, tem mesmo uma capa escrita em português.

Trata-se de um suplemento de quatro páginas, também ele escrito na língua de Camões, por repórteres dos jornais desportivos portugueses, que visa lançar a final desta noite.

Na manchete portuguesa do diário gaulês, intitulada “O Dia dos Senhores”, lê-se ainda: “A Seleção de Cristiano Ronaldo pode criar grande sensação ao vencer a França na final do seu Euro, em Saint-Denis, e oferecer a Portugal o primeiro título da sua história.” Tudo isto sobre uma imagem onde surge o capitão da equipa das quinas a festejar com Fonte, Bruno Alves e João Moutinho, após o jogo das meias-finais, frente ao País de Gales.

LÉquipe_Portugal

Já na manchete francesa, nessa destacam-se Paul Pogba e o descendente de portugueses, Antoine Griezmann, com uma legenda a informar que esses dois jogadores “deverão derrubar o Portugal de Cristiano Ronaldo para oferecer à França o primeiro grande título desde o Euro2000”.

LÉquipe_França

No que toca à originalidade dos jornais desportivos no lançamento do Portugal-França de hoje, uma nota ainda para a escolha editorial do diário espanhol “Marca”. Essa publicação escreve assim na sua primeira página: “Queridos vizinhos: aqui vos deixamos a taça. Que ganhe o melhor!”

Essa ideia com traços geográficos surge igualmente numa clara alusão ao facto de a Espanha ainda ser a campeã em título do Campeonato da Europa. Por isso, mais abaixo ainda fica o reparo: “Em 2020 queremo-la de volta.”

Marca

A terminar, fique ainda com as capas dos jornais da especialidade em Portugal.