Atualidade

Duques de Cambridge e Harry alertam para a saúde mental

Kate Middleton direcionou mais uma vez a sua popularidade e carisma para a consciencialização da importância de cuidarmos da saúde mental.

Neste domingo (24 de abril), a duquesa de Cambridge juntou o seu marido, William, e o príncipe Harry para lançar a campanha “Heads Together”, voltada para a eliminação do estigma que cerca os problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de alimentação.

A campanha é liderada pela Royal Foundation (a cargo da Casa Real britânica e pela qual Kate dá a cara) e por sete organizações de caridade que prestam apoio e oferecem tratamento para problemas de saúde mental. O objetivo é usar a hashtag #headstogether para inserir o assunto na rotina dos britânicos (podendo também estender a atenção sobre o assunto a outros países), ajudando, assim, a eliminar os tabus associados ao tema.

Sempre sorridente e bem disposto, o trio real usou bandas na cabeça no vídeo realizado para promover a campanha. “A saúde mental é tão importante como a saúde física”, alerta Kate no início dos dois minutos da película. “Vamos juntar as nossas cabeças e mudar as mentalidades sobre este tema”, sublinha, por seu lado, William.

A iniciativa será tema da Maratona de Londres de 2017.

Captura de ecrã 2016-04-25, às 09.40.27

Por meio de seu trabalho com crianças, jovens, sem-abrigos e veteranos de guerra, William, Kate e Harry “perceberam que problemas de saúde mental mal resolvidos muitas vezes são as raízes dos nossos maiores desafios sociais”.

Lembre-se que em fevereiro deste ano, Middleton, juntamente com os editores do HuffPost UK, lançou a campanha Young Minds Matter (mentes mais novas são importantes, em tradução livre), uma nova iniciativa global de consciencialização sobre saúde mental nas crianças.

“Como a maioria dos pais hoje, William e eu não hesitaríamos em procurar ajuda para os nossos filhos, se necessário. Esperamos incentivar George e Charlotte a falar sobre os seus sentimentos e queremos dar-lhes as ferramentas e sensibilidade para apoiar os seus amigos quando ambos crescerem”, afirmou a duquesa nessa altura.

Veja o vídeo da campanha