Cultura

Comédia musical polaca “The Lure” vence grande prémio do Fantasporto

“The Lure”, a comédia musical da realizadora polaca Agnieszka Smoczynska, venceu o grande prémio da 36.ª edição do Fantasporto, além da distinção de melhor realizador e de melhores efeitos especiais. O filme conta a história de duas irmãs sereias que se apaixonam pelo mesmo homem.

O prémio especial do júri do Cinema Fantástico foi atribuído ao filme russo “Queen of Spades: The Dark Ride”, de Svyatoslav Podgayevskiy, tendo recebido uma menção especial o filme “Cord”, de Pablo Gonzalez, obra que viu a atriz Laura de Boer distinguida pela interpretação, enquanto o prémio de melhor ator foi para Ken’ichi Matsuyama, por “Chasuke’s Journey”.

Na Semana dos Realizadores, o título de melhor filme foi atribuído a “The Open”, de Marc Lahore (também distinguido como melhor realizador da secção). Já o prémio especial do júri da Semana dos Realizadores foi entregue a “Just Jim”, de Craig Roberts, tendo o ator palestiniano Ziad Bakri vencido o prémio de melhor ator por “Blind Sun”, enquanto o galardão para a melhor atriz foi atribuído à filipina Barbie Forteza por “Laut”, filme que também mereceu uma menção especial.

O melhor filme português foi “Quarto em Lisboa”, de Francisco Carvalho, e a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, do Porto, venceu a escolha de melhor escola de cinema.

Na secção Orient Express, “Deep Trap”, de Kwan Hyung-jin, foi distinguido como melhor filme, com uma menção especial a ser dirigida a “I am a hero”, de Shinsuke Sato.

“Por se registar um empate na votação do Prémio do Público, a organização do Fantasporto decidiu atribuir este galardão, ex-aequo, aos filmes ‘Sensoria’, do sueco Christian Hallman, e ‘I am a Hero’, do japonês Shinsuke Sato”, acrescentou o comunicado da organização.

O Fantasporto termina este domingo com a exibição dos filmes premiados.