Atualidade

Tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa vai durar 12 horas

O futuro Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai tomar posse a 9 de março. O dia começará às 9h00 no parlamento e terminará cerca de 12 horas depois com um concerto para jovens, com o hino nacional cantado pela fadista Mariza.

De acordo com a agenda provisória que o Presidente eleito disponibilizou à agência “Lusa”, estão previstos seis os momentos. Numa cerimónia que será idêntica à de há dez anos – quando Cavaco Silva substituiu Jorge Sampaio -, prevê-se que o Presidente da República cessante faça a sua última revista às tropas, e intervenções do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e de Marcelo Rebelo de Sousa, já depois da cerimónia de juramento, que o tornará o 19.º Presidente da República Portuguesa.

A chegada dos convidados e figuras estatais deve começar por volta das 9h00. Espera-se que primeiro-ministro, António Costa, chegue pelas 9h30. Já o chefe de Estado eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, é esperado cinco minutos depois, e Cavaco Silva, ainda chefe de Estado, chegará pelas 9h45.

No parlamento, e depois da cerimónia de posse, está ainda prevista uma sessão de cumprimentos que, apesar de a lista de convidados ainda não ter sido divulgada, deverá ser mais curta que a de Cavaco Silva há uma década.

Do Palácio de São Bento, Marcelo Rebelo de Sousa seguirá para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama.

O novo Presidente da República entrará, de seguida, pela primeira vez nessa qualidade no Palácio de Belém, onde haverá também um cerimonial de boas-vindas. Em Belém, Marcelo terá um almoço com um conjunto de individualidades do país.

Segue-se uma celebração ecuménica na Mesquita de Lisboa, que contará com a participação de diversas confissões religiosas.

Por volta das 18h00, decorrerá a também habitual cerimónia no Palácio da Ajuda, onde Marcelo Rebelo de Sousa irá condecorar Cavaco Silva, seguindo-se a sessão de cumprimentos.

O último ponto da agenda do novo chefe de Estado para 9 de março está marcado para as 20h00, na Câmara Municipal de Lisboa, com um concerto dedicado à juventude na Praça do Município, no qual estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza – que cantará o hino nacional – e ainda atuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra.

No dia seguinte, decorrerá a receção ao corpo diplomático no Palácio da Ajuda.