Atualidade

Óscares 2016: Todas as curiosidades sobre a cerimónia

Chegou o grande dia. É hoje que se realiza a 88ª edição dos Óscares. A cerimónia terá lugar no Dolby Theatre, em Los Angeles. Saiba todas as curiosidades sobre o evento mais esperado do ano.

1. Apresentação de Chris Rock
Esta ano, a Academia escolheu Chris Rock para anfitrião do evento. O comediante vai ter o desafio de equilibrar o humor, a polémica sobre diversidade racial – que tanto tem dado que falar – e a celebração do cinema. Esta será a segunda vez que Rock, de 51 anos, vai apresentar a cerimónia.

Chris Rock

2. Quem vai atuar

Pharrell Williams, The Weeknd, Sam Smith e Lady Gaga – os dois últimos disputam o Óscar de “Melhor Canção Original” – são os artistas que vão animar a noite mais dourada de Hollywood.

3. Quem vai apresentar os prémios
Chadwick Boseman, Liev Schreiber, Chris Evans, Olivia Wilde, Benicio Del Toro, Tina Fey, Whoopi Goldberg, Ryan Gosling, Kevin Hart, Charlize Theron, Jacob Tremblay,Steve Carrell, Priyanka Chopra, Quincy Jones, Byung-hun lee, Jared Leto, Julianne Moore, Olivia Munn, Margot Robbie, Russel Crowe, Jason Segel, Andy Serkis, J.K. Simmons, Kerry Washington, Emily Blunt, Jennifer Garner, Morgan Freeman, Henry Cavill, Daisy Ridley, Patricia Arquette, Eddie Redmayne, Rachel McAdams, Sofia Vergara, Dev Patel, Michael B. Jordan, Sacha Baron Cohen, Cate Blanchett, John Legend, Pharrell Williams e Reese Witherspoon vão subir ao palco do Dolby Theatre para entregar as estatuetas.

oscares

4. Vice-presidente dos Estados Unidos vai à cerimónia
Joe Biden, vice-presidente dos Estados Unidos, vai apresentar a atuação de Lady Gaga de “Til It Happens to You”, nomeada para o Óscar de Melhor Canção. O tema foi escrito pela artista com Diane Warren para o controverso documentário “The Hunting Ground”, sobre os ataques sexuais nas residências universitárias, uma causa que Biden tem abordado há muitos anos na atual administração norte-americana no âmbito da iniciativa “It’s On Us”.

5. Boicote
A falta de diversidade racial nos nomeados aos Óscares deste ano gerou polémica. Por isso, algumas estrelas decidiram boicotar a cerimónia e não vão comparecer. Assim, Jada Pinkett Smith, Will Smith e Spike Lee não vão ser vistos a desfilar na passadeira vermelha do evento.

6. 45 segundos para discursar
A Academia apelou aos potenciais premiados que respeitem os 45 segundos que têm para discursar e digam algo memorável ou, pelo menos, relevante, em vez de recitarem uma lista de nomes que só eles conhecem.
Para os libertar dessa pressão, vai avançar uma nova iniciativa. Todos os nomeados receberam um cartão onde colocaram o nome de todos os que querem, precisam ou planeiam agradecer, que vão passar na parte inferior do ecrã, como acontece em muitos programas televisivos.

oscares

7. Estatueta dourada sofreu retoques
Este ano o Óscar surge renovado. A empresa Polich Tallix Fine Art, com sede no estado de Nova Iorque, foi contratada para restaurar as características mais subtis da estatueta, criada pelo escultor George Stanley com base em desenhos de Cedric Gibbons, diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn Mayer.

Foram realizadas radiografias digitais e, de seguida, um molde especial foi impresso em 3D. O próximo passo foi dar forma com cera às estatuetas.

Todas foram preparadas a uma temperatura de 870 graus e, de seguida, cobertas de bronze a mais de 980 graus. Uma vez arrefecidas e polidas, foram banhadas a ouro de 24 quilates para dar o toque final.
No total, foram necessários três meses para fazer cinquenta peças. O Óscar mede 34,2 cm e pesa 3,8 kg, tem os braços cruzados e segura uma espada sobre um rolo de filme.

8. Segurança reforçada
A cerimónia de domingo vai ser a primeira desde os ataques terroristas de San Bernardino e Paris e mobilizará não só centenas de polícias, mas também equipas das forças especiais com coletes à prova de bala e equipamento tático e de vigilância sofisticada, bem como cães preparados para detetar bombas. A área também terá muitas câmaras com imagens de qualidade HD e detetores de metais. Além disso, todos os carros vão ser revistados.