Atualidade

João Paulo II trocou cartas íntimas com uma filósofa polaca

A correspondência que João Paulo II manteve, durante 32 anos, com uma filósofa polaca foi agora revelada pela BBC.

As cartas e fotografias estavam arquivadas na Biblioteca Nacional da Polónia e revelam uma “intensa amizade” entre o papa e Anna-Teresa Tymieniecka. Segundo o documentário da estação britânica, intitulado “As cartas secretas do papa João Paulo II”, a relação entre o papa e a mulher começou quando Anna-Teresa entrou em contato com o então cardeal arcebispo de Cracóvia, em 1973, para discutir um livro de filosofia que ele tinha escrito.

As cartas, que no início eram bastante formais, tornaram-se cada vez mais íntimas, dando a conhecer um lado diferente de João Paulo II. Ainda assim, não há qualquer indício de que Karol Wojtyla tenha quebrado os votos de celibato com Tymieniecka, casada desde 1956 e mãe de três filhos.

João Paulo II e a filósofa trabalharam juntos numa versão extensa da obra do arcebispo de Cracóvia, publicada em 1979, um ano depois de Karol Wojtyla ter sido eleito Papa, o mais novo do século XX, com 58 anos.

A amizade entre ambos não era totalmente desconhecida. Muitas vezes João Paulo II e Tymieniecka estiveram reunidos, com ou sem a presença das suas secretárias. O Papa chegou a visitar a filósofa em 1976, numa deslocação aos Estados Unidos. Tymieniecka também se deslocou por várias vezes ao Vaticano.

João Paulo II descreveu a sua amiga como um “presente de Deus” e o documentário da BBC divulgou fotografias de ambos nunca antes vistas, captadas em viagens pelo campo e em férias na neve, em que estiveram os dois juntos.

O Papa morreu em 2005 e a filósofa em 2014, poucos meses depois de João Paulo II ter sido canonizado.