Atualidade

Morreu Almeida Santos

Morreu nesta noite de segunda-feira António Almeida Santos, figura histórica e presidente honorário do PS, e ex- Presidente da Assembleia da República. No domingo, a última vez que apareceu em público, numa ação de campanha de Maria de Belém, estava visivelmente engripado.

Carlos César deu a notícia no Facebook: “Em pouco tempo morreram dois amigos -Pedro Coelho e António Almeida Santos. Ao Pedro devo uma amizade fraternal e uma camaradagem continuada. A Almeida Santos, cuja notícia de falecimento acabo há pouco de receber, devo uma amizade quase paternal.”

Almeida Santos nasceu a 15 de fevereiro de 1926, em Cabeça, Seia. Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, estabelecendo-se em Moçambique até ao 25 de abril, tendo regressado para participar ativamente na democracia portuguesa. Foi ministro da Justiça do I governo constitucional e ministro de Estado e da Justiça entre entre 1983 e 1985.

Desempenhou funções como presidente do PS entre 1992 e 2011. Foi depois substituído por Maria de Belém, que apoiava nestas eleições. Ficou depois dessa data com o título de Presidente honorário.