Atualidade

Morreu Agildo Ribeiro, o “capitão do riso”

Era ator e humorista, tendo feito longa carreira na TV Globo, onde se celebrizou em trabalhos como ‘Planeta dos Homens’, ‘Zorra Total’, ‘Escolinha do Professor Raimundo’ e ‘Sítio do Picapau Amarelo’.

Agildo Ribeiro morreu em casa no Leblon, Rio de Janeiro, no sábado, dia 28, vítima de problemas cardíacos. O artista brasileiro tinha celebrado 86 anos na quinta-feira (26).

Estreou-se na televisão na década de 60, fez carreira na TV Globo e o seu trabalho mais recente foi no programa ‘Tá no Ar: A TV na TV’.

Em seis décadas de carreira, criou vários personagens – alguns com bordões que ficaram famosos – e o seu rosto tornou-se um dos símbolos do humor no Brasil.

Em ‘Planeta dos Homens’ (1976), deu vida ao personagem Aquiles Arquelau, um professor de mitologia apaixonado pela atriz Bruna Lombardi e que chamava o mordomo de “múmia paralítica”. Agildo também entrou na ‘Escolinha do Professor Raimundo’ (1999) e no ‘Zorra Total’ (1999).

Agildo Ribeiro ficou conhecido como “capitão do riso”.

Nasceu em 1932 num berço de família de ideologia comunista, começou na rádio, mas ganhou fama na televisão. Teve dezenas de trabalhos no teatro, cinema e TV.

Consagrou-se, por exemplo, na televisão por ter sido o primeiro a interpretar João Grilo, personagem da peça ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna.

O humorista foi casado cinco vezes. Entre as esposas estão as atrizes Marília Pera e Consuelo Leandro. O seu último casamento foi com a atriz e bailarina Didi Barata Ribeiro, com quem esteve 35 anos, até à morte daquela, em 2009.

O corpo de Agildo Ribeiro será velado a partir das 10h00 deste domingo (29) na capela 1 do Memorial do Carmo, no Caju. A cremação está prevista para as 15h00.

Fotos: TV Globo e Facebook