Cultura

“Star Wars” bate novo recorde

O filme “Star Wars: O despertar da força” bateu recordes de bilheteira no fim de semana de estreia nos Estados Unidos e no Canadá e arrecadou 238 milhões de dólares, ultrapassando assim “Jurassic World”, cujas receitas de bilheteira no primeiro fim de semana de estreia, em junho, atingiram os 208,8 milhões de dólares.

Já a nível mundial, o episódio VII da saga, criada por George Lucas, recolheu, em receitas de bilheteira desde a estreia, 517 milhões de dólares, um valor inferior ao arrecadado pelo “Jurassic World”, de 524,9 milhões de dólares.

Na quinta-feira, o filme bateu recordes de receita e arrecadou 57 milhões de dólares na noite de estreia nas salas de cinema dos Estados Unidos e Canadá, batendo o recorde anterior, de 43,5 milhões, que pertencia ao segundo filme da série “Harry Potter”, de 2011.

Em Portugal, o filme de J.J. Abrams foi visto por 152.526 espetadores e arrecadou 936 mil euros de receita bruta de bilheteira. No entanto, fica atrás de outros filmes no fim de semana de estreia, como “Velociada Furiosa 7” (238 mil espetadores), “Mínimos” (200 mil espetadores) ou “As Cinquenta Sombras de Grey” (160 mil espetadores).

De acordo com o “New York Times”, a Disney espera ter uma receita de bilheteira global de 2,5 mil milhões de dólares e uma previsão de 5 mil milhões de dólares por vendas de produtos associados à série. Os novos episódios da saga deverão estrear até 2020.