Atualidade

Vídeo: Chefe do governo espanhol agredido com um soco

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, foi agredido nesta quarta-feira por um jovem de 17 anos, enquanto caminhava pela rua durante um ato eleitoral em Pontevedra – cidade muito ligada ao início de sua carreira política – dentro da campanha para as eleições gerais do próximo domingo.

O agressor aproximou-se do primeiro-ministro espanhol sob o pretexto de tirar uma fotografia. De repente, segundo a imprensa espanhola, o agressor deu um murro forte ao chefe do governo, que ficou com os óculos partidos.

O corpo de segurança do candidato do PP reagiu imediatamente e imobilizou o jovem que ainda conseguiu agredir um dos agentes. O rapaz foi detido e Mariano Rajoy continuou, sem óculos, a ação de campanha.

O “El Pais” revelou que o agressor se chama Andres de V., morador de Pontevedra, e que, ao ser detido pela polícia, terá dito estar “muito feliz pelo que fiz “.

Segundo fontes do PP, o agressor estaria vinculado a grupos independentistas radicais. O jovem pertence ao grupo “Mocidade Granate”, de torcedores do Pontevedra Club, que na sua conta no Twitter se desvinculou do incidente.

A agressão gerou uma rejeição unânime da classe política espanhola. O rei Felipe VI também ligou para Rajoy para saber sobre seu estado, segundo informou a Casa do Rei.

Depois da agressão, Mariano Rajoy garantiu: “Eu estou bem, ótimo, não há problema”. Mais tarde, escreveu na sua conta no Twiter estar profundamente grato pelas mostras de carinho e de solidariedade que lhe fizeram chegar.

Veja o vídeo: