Atualidade

José Mata: o ator que pensou ser jornalista

Estreou-se me televisão há uma década na série Morangos com Açúcar. Rapidamente mostrou talento para a representação e, nos últimos dez anos muitas foram as personagens às quais deu vida, quer em televisão, quer em teatro.

No cinema tinha, até ao ano de 2015, participado apenas em “curtas”. Neste formato, o ano que termina foi, sem dúvida, um ano marcante para o jovem ator. José Mata acaba de se estrear nas longas metragens pela mão de António Pedro Vasconcelos, uma referência no cinema português, e não poderia estar mais contente: “É um privilégio ver-me no grande ecrã pela primeira vez e logo com este guião, com esta equipa e com este elenco”.

Por sua vez, o realizador não lhe poupa elogios: “O José apaixonou-se desde logo pela personagem e foi incrível a forma como se entregou a este papel, dando-lhe a força que ele precisava”.

Embrenhado pelo universo cinematográfico, o jovem ator salienta que em 2016 estreará “Uma vida à espera” de Sérgio Graciano. “Nervoso” e “com pele de galinha”, sublinha a “incrível sensação” de se ver no cinema. Afinal, “um filme é para sempre”.

Para trás fica a carreira de jornalista que em tempos escolheu seguir, tendo mesmo frequentado o primeiro ano do curso de Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica.

A “viver o agora” de forma intensa, José Mata garante que 2016 será “um ano de muito trabalho”. Embora ainda não possa revelar quais os projetos em que irá participar, deixa no ar que os mesmos poderão marcar o seu regresso ao pequeno ecrã.

JMO_0529

Par romântico com Vitória Guerra
Com 29 anos, dez dos quais entregues à arte de representar, já foram muitos os pares românticos vividos por José Mata. No entanto, o que mais o marcou foi o último (em cinema) vivido com Vitória Guerra: “Foi muito bom viver esta história de amor com ela”.

No filme “Amor Impossível”, José dá vida a Tiago, um jovem que vive uma relação conflituosa com Cristina, a protagonista vivida por Vitória.

E se para Mata esta é a primeira experiência no mundo das longas metragens, a atriz é já uma “veterana” nessas andanças. “Pedi-lhe todas as dicas do mundo”, confessou o estreante no cinema, salientando que Vitória “é uma grande amiga” e “uma pessoa fora de série”. “Adoro-a, ela é incrível”.

Fotos: Alexandra Martins Do Vale

Tópicos: