Atualidade

José Mata reconhecido com prémio de Melhor Ator

Com mais de uma década de carreira, o ator começa a ver o seu talento reconhecido junto dos seus pares e do grande público.

Depois de, em 2015, ter participado em “três filmes, uma peça de teatro e dois projetos de televisão” – como o próprio confessou à Move Noticias por altura da estreia do filme “Amor Impossível” – José Mata, de 30 anos, viu o seu trabalho ser reconhecido com o consagrado prémio de Melhor Ator de Cinema na Gala da Sociedade Portuguesa de Autores, que teve lugar no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, justamente graças à sua prestação na longa-metragem de António Pedro Vasconcelos.

“Feliz” com a distinção, ressalvou a importância das equipas com que trabalhou em cada um dos projetos e como os mesmos o fizeram “evoluir enquanto ator”.

Jose_Mata

De volta à televisão

Depois de um curto período afastado do pequeno ecrã, José Mata regressa à televisão na pele de “João” na série da RTP, “Aqui tão longe”, com estreia marcada para 29 de Março.

Ao longo de 32 episódios, a nova aposta do canal público abordará diversos temas, entre eles – e o mais marcante – o terrorismo.

Ansioso pelo feedback do público, não só em relação às temáticas que dão o mote à série, mas também “às várias inovações trazidas por esta produção”, revelou que “este projeto é bem diferente de tudo o que tinha feito até agora”: “É um registo que dá mais liberdade aos atores ao mesmo tempo que é muito exigente”.

A sua personagem, João, ver-se-á “confrontado, de perto, com a realidade de um terrorista ao alugar um quarto ao suspeito Martim Azevedo (Cláudio da Silva)”.

João Mata garante que 2016 será “um ano de muito trabalho”. “Para já vou começar a ensaiar uma peça de teatro e já há outras coisas que ainda não posso revelar”, afiançou o ator recém chegado de “vinte dias de férias”.

Fotos: Alexandra Martins Do Vale