As dicas da Merche

Dicas para decorar a sua mesa de Natal

O natal está próximo e está na hora de desencaixotar as decorações e entrar no clima de harmonia em que os corações ficam mais receptivos ao amor. É neste clima que devemos ir escolhendo a decoração da mesa para a grande ceia, onde o encontro descontraído de amigos e familiares se torna no momento mais esperado da noite.

A mesa deve ser cuidadosamente decorada, mostrando como o momento e os convidados são tão especiais. Há vários tipos de decoração, desde as mais glamorosas às mais simples, a escolha vai depender da sua criatividade de forma a custear montantes absurdos.

Comece por escolher a toalha: a tradicional toalha de Natal, algo mais contemporâneo como uma toalha toda vermelha, dourada, prateada, branca ou ainda optar por não colocar toalha, mas individuais natalícios que pode comprar ou fazer… Seja criativo.

merche2

Os marcadores ajudam a manter a decoração e a classe de uma mesa. Postos entre os diferentes pratos, além de embelezarem, protegerem a toalha contra nódoas indesejadas! Aproveite as castanhas, nozes, pauzinhos de canela, laranjas com cravinhos ou postais de Natal para fixar os nomes dos convidados. Outra sugestão é comprar pequenas molduras para emoldurar o nome de cada um, ficando como uma lembrança que todos vão poder levar para casa no fim da noite.

A louça deve combinar com a restante decoração. Pratos brancos de cerâmicas ou porcelanas sempre são uma boa alternativa. Taças vermelhas e itens dourados formam composições perfeitas para o clima de Natal.

merche1

Numa mesa de Natal não podem faltar as velas, sejam de inspiração natalícia ou velas de cores lisas dispostas em frascos atados com fitas; em jarras de vidro de vários tamanhos, ou em copos comuns, caso não tenha à mão os castiçais sofisticados. Evite as aromáticas para não incomodarem na hora da refeição. Outra alternativa será decorar a mesa com luzes de Natal: coloque-as dentro de um recipiente de vidro, uma garrafa ou outra vasilha desde que seja transparente.

Crie um centro de mesa original, com base em enfeites de Natal, bonecos da quadra, um jogo de velas, um presépio ou frutas da época. Seja original, mas tome cuidado com a altura dos arranjos, para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados.

Não coloque mais do que três talheres de cada lado do prato – no lado direito, de dentro para fora: faca para carne, faca para peixe, faca para aperitivos; no lado esquerdo, de dentro para fora: garfo para carne, garfo para peixe, garfo para aperitivos. As facas devem estar sempre voltadas para o prato e os talheres de sobremesa colocados no topo do prato, voltados em direções opostas. Se tiver pouco espaço, pode trazer os talheres da sobremesa apenas na hora de esta ser servida. Os copos são colocados do lado direito, acima das facas.

merche6

Os guardanapos podem contribuir significativamente para uma mesa de Natal bem decorada. Pode optar por guardanapos de papel com motivos de Natal; pode usar guardanapos em cores lisas e harmoniosas com a decoração de Natal, criando as suas próprias argolas de guardanapos (por exemplo, atar um pequeno enfeite, um chocolate ou uma pinha em torno dos mesmos); pode ainda dobrar os guardanapos de tecido em formas divertidas.

Inspire-se nas nossas dicas e acrescente um toque da sua criatividade à sua ceia. Uma mesa bem-posta vai certamente abrir o apetite!

merche3

 

Fotos: Reprodução