Cultura

Visitas guiadas ao Mosteiro de São Bento da Vitória a partir de segunda-feira

O Monumento Nacional Mosteiro de São Bento da Vitória, do Porto, promove na próxima segunda-feira a primeira visita guiada, numa iniciativa que vai repetir-se nos outros dias úteis, sempre às 12h30.

Uma fonte da comunicação do Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV) explicou à agência “Lusa” que será um guia especializado que vai fazer as visitas guiadas, de segunda a sexta-feira, ao edifício religioso do Porto que recebeu a classificação de Monumento Nacional há 38 anos (1977).

O percurso das visitas guiadas ao edifício religioso, edificado nos séculos XVII e XVIII, vai ter sete pontos principais, onde se destaca o Claustro Nobre, a sala do antigo Tribunal Militar, local que foi a biblioteca do Mosteiro, o Centro de Documentação, a antiga sala de recreio dos monges e que atualmente alberga uma biblioteca especializada em artes performativas.

O Claustro Nobre está, desde 2007, a cargo do Teatro Nacional São João (TNSJ), uma Entidade Pública Empresarial e único membro português na União dos Teatros da Europa.

A iniciativa das visitas guiadas vem ao encontro das “inúmeras solicitações”, especialmente de turistas estrangeiros curiosos para conhecerem que “os segredos, histórias e detalhes” do MSBV, explica um comunicado da instituição.

As visitas vão ser sempre às 12h30, de segunda a sexta-feira, com limite até 30 pessoas, estando salvaguardadas informações sobre o mosteiro em inglês, francês e espanhol para os estrangeiros.

O ingresso para as visitas guiadas tem um custo de três euros por pessoa com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos. Os grupos escolares têm entrada gratuita.