Álbuns da Semana

“Divers”, Joanna Newsom

A harpista, pianista, cantora e compositora norte-americana chega agora com o seu quarto álbum de inéditos, e primeiro álbum de estúdio desde o lançamento do triplo “Have One On Me”, de 2010. Joanna Newsom é uma artista única e “Divers” é a prova disso mesmo. O disco tem mais músicas do que os seus trabalhos anteriores: são 11 composições com tempos mais comedidos, embora ainda existam faixas de 6 e 7 minutos (nos álbuns anteriores havia temas com 16 minutos).

A união entre o seu lado folk, clássico e pop parece ainda mais completa do que no seu trabalho anterior “Have One On Me”.
A própria Joanna produziu “Divers”, tendo como braço-direito Noah Georgeson mais uma vez, de forma a espelhar neste álbum a sua alma artística, mantendo-se assim fiel a si mesma.

A voz de Joanna Newsom ainda que carrega a fragilidade dos primeiros discos, mas o seu canto mostra-se muito seguro e firme.
Se há amor, há felicidade. Mas também há medo. Há a possibilidade da perda unida ao amor. Se não for uma separação, será a morte.
Daí não é uma questão de “se” há perda, mas de “quando”. É uma questão de tempo. A reflexão sobre isso é melancólica, triste e incómoda. São todas estas emoções que inundam Divers” .

image1

Oiça o tema “Sapokanikan”: