Atualidade

Confrontos em manifestação de Paris

Apesar de o Governo francês ter proibido as manifestações após os atentados em Paris, as ruas da capital encheram-se de ativistas um dia antes do início da Conferência do Clima de Paris, o que acabou em confrontos com a polícia.

Em várias cidades do mundo, dezenas de milhares de cidadãos saíram à rua este domingo, dia 29, para exigir que se chegue a um acordo que reduza efectivamente as emissões futuras de gases com efeito de estufa, responsáveis pelas alterações climáticas que estão a mudar a Terra.

Em Paris, a marcha que tinha sido marcada para este domingo foi proibida depois dos atentados terroristas, a 13 de novembro. O Governo, ao abrigo do estado de emergência, proibiu o protesto como medida de proteção. Porém, os manifestantes desafiaram as medidas com um cordão humano entre a Praça da República e a Praça da Nação.

Segundo o jornal “Le Monde”, ao início da tarde “centenas de manifestantes, muitos mascarados” fizeram face à polícia lançando projeteis. A polícia respondeu com gás lacrimogéneo.