Lifestyle

Tirar fotografias da Torre Eiffel à noite pode dar multa

Se estiver a pensar visitar Paris esta notícia é para si. Uma fotografia noturna da Torre Eiffel, em Paris, pode ser considerada ilegal e resultar numa multa. Em causa está uma norma da União Europeia em vigor desde 2001.

A iluminação noturna do monumento é considerada, tecnicamente, uma obra de arte. Por isso, qualquer reprodução do símbolo francês precisa de autorização e pode ser considerada ilegal a partilha para uso comercial de fotografias da Torre Eiffel à noite nas redes sociais. Contudo, não há qualquer problema em tirar fotografias do monumento à luz do dia.

No site oficial da Torre Eiffel é confirmado que o uso de fotografias está sujeito a algumas restrições. O pedido de autorização deve ser feito à “Société d”Exploitation de la Tour Eiffel”.

Segundo o jornal “Daily Mail”, as normas da União Europeia, que remontam a 2001, indicam que as fotografias de obras arquitetónicas em espaços públicos podem ser tiradas de forma gratuita, mas a cláusula é opcional e países como Itália, Bélgica e França optaram por não seguir essa indicação.

Muitos edifícios em toda a Europa estão protegidos por copyright. Na Roménia, Bulgária ou Eslovénia é permitido tirar fotografias de edifícios públicos, desde que as imagens não sejam vendidas. No Reino Unido, Holanda ou Alemanha, os turistas podem tirar e compartilhar fotografias de edifícios públicos.

Torre eiffel