Moda

37ª edição do Portugal Fashion começa hoje

Lisboa volta a ser o palco do primeiro dia desfiles do Portugal Fashion. A 37ª edição do certame arranca esta quarta-feira, dia 21, sob o tema “Celebration” (Celebração, em português), uma vez que o evento está a festejar o 20º aniversário.

Esta edição, que vai mostrar as propostas de dezenas de criadores para a primavera/verão 2016, vai ter início no Four Seasons Hotel Ritz Lisbon, às 18h30. O edifício projetado pelo atelier do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro, inaugurado em 1959, vai acolher a exuberância das criações dos Storytailors. O primeiro dia de desfiles prossegue às 21h30 no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres – Museu Nacional de História Natural e da Ciência, com a apresentação conjunta de Carla Pontes e da marca HIBU. Este desfile duplo realiza-se no âmbito do projeto Bloom, com o qual o Portugal Fashion revela e divulga o trabalho de jovens designers. O primeiro dia do certame termina com a coleção da dupla Alves/Gonçalves, também no Antigo Picadeiro do Colégio dos Nobres, às 22h30.

Três dias de moda no Porto
Amanhã, dia 22, os desfiles prosseguem na Invicta. Pedro Pedro será o primeiro a apresentar as propostas, às 19h00, no Coliseu do Porto, marcando o regresso a um local que se inscreve na história do Portugal Fashion e que vai acolher, nessa noite, cinco desfiles. Também vão subir à passerelle da sala de espetáculos as coleções de Júlio Torcato, Anabela Baldaque, Elsa Barreto (é a estreia no evento da estilista de Braga) e Fátima Lopes.

Na sexta-feira, dia 23, o palco dos desfiles será a Alfândega do Porto com a apresentação em conjunto das propostas de Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, às 17h00. Até à hora de jantar vão realizar-se, no mesmo local, mais sete desfiles: três na passerelle principal e quatro na plataforma Bloom. Depois, às 21h30, no Silo Auto, Katty Xiomara apresenta, não só a sua coleção, mas também uma linha de sportswear que desenhou para a Sport Zone, com o apoio do Portugal Fashion. Será Miguel Vieira a encerrar o segundo dia na passerelle do Palácio de Cristal, pelas 23h00.

Por fim, no sábado, dia 24, Nuno Baltazar apresenta a sua coleção logo às 12h30, na Alfândega do Porto. Segue-se, às 14h30, Luís Buchinho que, desta feita, escolheu como cenário para o seu desfile o Quartel do Centro de Seleção do Porto (Serpa Pinto). O regresso à Alfândega do Porto faz-se às 16h00 e estende-se pela noite dentro com sete desfiles na passerelle principal (dois deles dedicados a marcas de vestuário e de calçado), mais cinco desfiles do projeto Bloom. Entre os nomes presentes no último dia de desfiles, destacam-se Luís Onofre e Carlos Gil, que encerra esta edição do evento, e as marcas Vicri, Dielmar e Lion of Porches.