Moda

Nuno Baltazar e Katty Xiomara unidos pela arte em prol da moda

Independentes e cada um com o seu estilo, os estilistas provaram que o respetivo talento artístico vai muito além dos cortes e linhas com que se cosem. Na etapa final do Portugal Fashion, Nuno Baltazar inspirou-se no ateliê de Paula Rego e Katty Xiomara deu corpo e movimento ao abstracionismo.

“Studio” deu início à celebração de duas décadas de trabalho de Baltazar. O chão do “Black Room”, no Parque da Cidade, encheu-se pinceladas como se fosse a oficina da pintora portuguesa que escolheu Londres para estudar e viver.

E quem conhece o espólio de Paula Rego identificou alguns dos seus principais quadros -entre eles “O Baile” ou “Anjo”, este último como ícone da igualdade de géneros que se notou em algumas propostas masculina- materializados por Baltazar que se identifica com a artista, não só pelo fado que toca no estúdio, como “até nas angústias”.

Com a pintura ainda fresca, mudamos para o “White Room” onde Katty Xiomara montou o cavalete para um turbilhão de traços que fundiram incerteza, alarmismo e otimismo, sentimentos que descrevem as sociedades na atualidade.

No seu caso, o abstrato foi a nota dominante, como que criando com liberdade e sem pretensões. O cubismo ofereceu figuras geométricas e estampados pela criadora luso-venezuelana idealizados.

Veja primeiro as propostas de Nuno Baltazar:

Veja agora a coleção outono/ inverno 2018/19 de Katty Xiomara:

Fotos: Portugal Fashion