Cultura

Dois filmes “perdidos” de Orson Welles abrem Festival de Veneza

O Festival Internacional de Cinema de Veneza começará a sua programação a 1 de Setembro com uma homenagem ao cineasta norte-americano Orson Welles. Assim, serão exibidos pela primeira vez as versões restauradas dos filmes “O Mercador de Veneza” (1969) e “Othello” (1951).

Concebido originalmente para um especial de televisão, “O Mercador de Veneza” ficou inacabado após um corte de verbas. Segundo Welles, os negativos do filme foram roubados e apenas alguns fragmentos sobreviveram. Mas com a recente descoberta do argumento original e de notas do realizador, o filme foi reconstruído para o público vê-lo como Welles havia inicialmente previsto.
Além disso, a Orquestra Classica di Alessandria irá apresentar ao vivo a banda sonora original do filme, composta por Angelo Francesco Lavagnino.

O festival também vai exibir uma nova restauração da versão original de “Otelo”. Welles supervisionou as filmagens do argumento escrito por Gian Gaspare Napolitano. O filme foi programado para estrear em Veneza em 1951, mas Welles preferiu retirá-lo alegando que não estava pronto. Uma versão mais curta em inglês foi apresentada em Cannes em 1952 e ganhou o Grand Prix. Agora poderá ser visto o original.

Depois desta abertura, que homenageará o centenário do nascimento de Welles, o festival segue do dia 2 a 12 de Setembro.