Televisão

Ídolos: Terceira gala marcada por dupla expulsão

Chegada a terceira gala numa noite em que se antevia uma dupla expulsão, os nervos não se fizeram sentir, como seria de esperar, e cada um dos concorrentes mostrou a sua vontade de continuar em concurso com temas “festivaleiros”.

Sob o mote “Festivais de Verão”, a abertura do programa ficou a cargo de um dos artistas do momento: Richie Campbell, o primeiro convidado da noite.

Logo depois, coube a Sara Martins mostrar toda a sua garra num tema de Florence an de the Machine. “The dog days are over” deu à jovem de Barcelos a possibilidade de “abrir o palco em grande”, como referiu Pedro Boucherie Mendes.

Seguiu-se Paulo Sousa. O ex-participante de Factor X escolheu James Bay (“Hold back the river”) para animar a plateia. Uma participação que para os jurados ficou aquém das expectativas e aconselhou o jovem a “sair da sua zona de conforto”.

A caçula, Carolina Bernardo, mostrou uma vez mais estar à altura do desafio apesar dos seus tenros 15 anos. Ao som de “Titanium” (Sia ft David Gueta) aquela que é uma das preferidas do júri provou que “de pequenina não tem nada”, pelo contrário: para Boucherie, Carolina “tem um potencial enorme”, opinião partilhada por todos os jurados.

Com uma capacidade imensa de “falar com o público” Miguel M. Santos cantou e encantou ao som de Mumford & Sons, “I will wait”.

Depois de quatro atuações chegava o tão esperado momento da noite. Na expectativa, Mafalda Portela – salva pelo júri da expulsão na gala anterior – pisou o palco para provar a oportunidade que lhe havia sido dada. A prova não poderia ter sido mais superada. Maria João Bastos, Paulo Ventura e Pedro Boucherie Mendes ouviram, “orgulhosos”, a interpretação do tema “Dark Horse”, de Katy Perry e confirmaram o talento da jovem tecendo-lhe largos elogios. Consciente da “má prestação” na segunda gala, Mafalda voltou “à sua praia” e arrasou.

Chegada a vez de João Couto pisar o palco do Ídolos, naquela que terá sido uma “das melhores actuações da noite”, o outrora apelidado de “Beatle” usou mais uma vez da sua “vasta cultura musical”, muito elogiada pelos jurados, e presenteou o público com um tema da banda Artic Monkey – “Do I wanna know” – que lhe valeu, uma vez mais, grandes ovações. Paulo Ventura louvou o “bom gosto” do concorrente e apelou à sua continuação “para garantir a qualidade de vida artística” do programa. Já Maria João Bastos salientou a “versatilidade” que João Couto tem mostrado ao longo de todo o seu percurso.

Ao som de “Numb”, dos Linking Park, Gonçalo Santos voltou a ser “rebelde”. Depois de ter mostrado um registo mas calmo na gala anterior, na noite de domingo o jovem não convenceu os jurados com a sua prestação. “Merecíamos mais de ti”, afirmou Boucherie nas suas considerações.

Numa prestação carregada de “boa vibe”, Albert “Tinho” voltou ao registo que o notabilizou: o reggae. Selah Sue foi a artista escolhida para “pôr todos a mexer”. “Reggamuffin” fez jus à promessa do concorrente: “fazer da gala um festival de verão”.

Nas três prestações do final da noite, Rita Nascimento mostrou todo o seu “soul”. Macy Gray foi a artista escolhida pela concorrente que conseguiu largos elogios por parte do júri.

Luís Travassos levou, como já vem sendo hábito, a língua portuguesa ao palco do Ídolos. Ao som de Seu Jorge, “A amiga da minha mulher”, o rapaz de Coimbra “esteve francamente bem” e visivelmente “feliz”.

Mário Pedrosa ficou para último, e para Paulo Ventura não se poderia “ter terminado de melhor forma”. Ainda assim, o jovem não reuniu o consenso do júri com o tema “Radioactive”, dos Imagine Dragons.

Antes de ser anunciada a decisão do público houve espaço para mais um convidado musical. Os HMB encheram o palco e fizeram os presentes “levantar o pé do chão”.

Chegado a hora do veredicto, os concorrentes mostraram-se calmos. Mafalda Portela explodiu de felicidade ao ouvir por João Manzarra que não havia sido uma das menos votadas, estando assim a salvo da expulsão.

O mesmo não aconteceu com Albert “Tinho”, Sara Martins e Gonçalo Santos que ficaram no “the bottom 3” na selecção do público.

Por fim, coube à jovem de Barcelos continuar em concurso. Para Albert e Gonçalo as luzes apagaram-se e a sua passagem pelo programa da SIC terminou ao fim da terceira gala. Veja as imagens da gala:

Texto e Fotos: Alexandra Martins do Vale