Televisão

“Ídolos”: Mafalda Portela de fora da competição

Na quinta gala do talent show da SIC, dedicada aos anos 80, foi Mafalda Portela a menos votada pelo público. A concorrente do Porto, que foi a primeira a atuar, cantou “What a Feeling”, música de Irene Cara e que faz parte da banda sonora do filme “Flashdance”, mas não convenceu o público, apesar de ter recebido elogios de todos os membros do júri.

João Couto foi o segundo a subir ao palco do “Ídolos”. O jovem interpretou “Fast Car” de Tracy Chapman, e a opinião de Maria João bastos, Paulo Ventura e Pedro Boucherie Mendes foi unânime. “És um músico”, disseram os jurados.

“Ain’t Nobody”, de Rufus & Chaka Khan, foi o tema escolhido por Sara Martins. A concorrente não só cantou como também dançou. “O que fizeste foi espectáculo. Dominaste tudo aquilo que tinhas para dominar”, avaliou Maria João Bastos.

A mais jovem do lote de finalistas, Carolina Bernardo, de 15 anos, foi a quarta a atuar. A adolescente cantou um clássico da década de 80, “Girls Just Want to Have Fun”, de Cyndi Lauper. A sua interpretação também lhe valeu elogios do júri. “Foi a gala em que te senti mais solta e mais à vontade. Solta-te e podes ir longe”, apontou Pedro Boucherie Mendes.

Este domingo foi Miguel Moura dos Santos que voltou a dividir opiniões. O candidato cantou “Summer of ‘69”, de Bryan Adams. Para Paulo Ventura, Miguel “ficou a meio gás”, já Pedro Boucherie Mendes defendeu que o concorrente “esteve fantástico”.

Rita Nascimento foi a finalista que se seguiu. A jovem da Figueira da Foz interpretou “Alone” dos Heart e voltou a surpreender o júri. “És a concorrente mais forte. Tens dado cada vez mais, fazes cada vez melhor”, elogiou Paulo Ventura.

Na semana passada os jurados pediram a Paulo Sousa para sair da sua zona de conforto e o finalista acedeu. Com “Sweet Dreams”, de Eurythmics, o concorrente convenceu o júri. “Foi isto o que pedimos para fazeres. Saíste da tua zona de conforto e arrasaste”, defendeu Pedro Boucherie Mendes. Os outros membros do júri concordaram.

As atuações da noite acabaram com Luís Travassos a cantar “Chico Fininho”, de Rui Veloso, tendo sido o único concorrente a escolher uma música em português. A sua interpretação dividiu o júri. Maria João Bastos e Pedro Boucherie Mendes adoraram a atuação de Luís. Já Paulo Ventura foi duro nas críticas: “Detestei o que fizeste, destruíste a canção. Tenho pena que tenhas feito isto, porque espero que chegues ao top 3”.

Antes de João Manzarra anunciar os menos votados pelos telespetadores, ainda houve tempo para a atuação de João Gil e Filipe Pinto, vencedor da terceira edição do formato. Os dois músicos cantaram “Loucos de Lisboa”.

No final, o apresentador anunciou que Carolina Bernardo, Miguel Moura dos Santos e Mafalda Portela tinham sido os menos votados. Porém, foi a jovem portuense que reuniu o menor número de votos e disse adeus à competição.

O “Ídolos” regressa no próximo domingo com sete finalistas.

Fotos: Rui de Oliveira/FremantleMedia