Televisão

Ídolos: gala marcada pelo salvo-conduto a favor de Mafalda

Depois de uma primeira gala cheia de qualidade, eis que os 11 concorrentes à final continuam a dar cartas nas suas prestações. E se antes os nervos se faziam sentir, desta feita alguns dos participantes acusaram alguma pressão, como o próprio júri fez questão de frisar antes do término do programa.

A segunda gala da sétima edição de Ídolos foi marcada por várias surpresas, algum nervosismo e outras tantas lágrimas.

Dedicada à “sétima arte”, a noite de domingo, na SIC, começou com um momento cómico a cargo do apresentador de serviço, João Manzarra, ao vestir a pele de uma personagem de Mad Max, provocando muitas foram as gargalhadas na plateia.

O primeiro momento musical da noite aconteceu na voz de Carolina Bernardo, a caçula do grupo. Apontada como uma das favoritas do júri, a jovem não desiludiu ao interpretar “My Heart Will Go On” do filme Titanic. Os jurados, mais uma vez, não lhe pouparam elogios ainda que Pedro Boucherie Mendes tenha aconselhado a concorrente a apostar em temas “mais animados”.

À jovem de Lisboa seguiu-se Mário Pedrosa que ao som da banda sonora do seu herói favorito, o Homem Aranha, arrasou uma vez mais com o seu estilo muito característico.

Paulo Sousa foi o terceiro concorrente a pisar o palco. “City of Angels” foi o tema escolhido pelo rapaz de Coimbra para encantar os presentes. Uma escolha que para Paulo Ventura foi “fantástica”. Também Pedro Boucherie Mendes salientou a “emoção” com que o jovem interpretou o tema.

Mafalda Portela escolheu Evanescence, “Bring Me To Life”, para defender o seu lugar no programa. Uma escolha “pouco inteligente”, segundo Pedro Boucherie Mendes que, junto com os seus colegas, consideraram que a rapariga foi “comida pela banda”.

João Couto subiu ao palco para interpretar “She” do filme Nothing Hill e, pela segunda vez consecutiva, recebeu por parte do júri rasgados elogios. Paulo Ventura apelidou-o de “Beatle”, deixando o concorrente lisonjeado e muito emocionado. “É talvez o melhor elogio que recebi até agora no programa”, garantia o jovem em conversa com João Manzarra.

Conterrâneo de Paulo, Luís Travassos optou novamente por cantar em português. O “Mundo ao Contrário” dos míticos Xutos e Pontapés não convenceu na voz do “fadista”. No entanto, Maria João Bastos gabou o à vontade do concorrente que “não desistiu” e tentou que a canção “fosse sua”. Pedro Boucherie lembrou que, na sua opinião, Luís Travassos é um dos elementos mais fortes as concurso.

Um dos momentos altos da noite, segundo os jurados, aconteceu na voz de Sara Martins. A jovem de Barcelos escolheu o tema principal do filme “The Hunger Games”, da autoria de Lord, e tomou conta do palco, de tal forma que Paulo Ventura afirmou ser seu fã e ofereceu-se para ser seu manager.

Com a fasquia elevada, seguiu-se Miguel M. Santos com o tema “See You Again” do filme “Fast and Furiou 7”. O filho de Manuel Moura dos Santos provou uma vez mais o seu valor ao mostrar “o seu lado de músico” ao sentar-se pela primeira vez ao piano para iniciar a sua actuação. No final, abraçou Andresa, a concorrente expulsa na primeira gala, que se encontrava na plateia.

Para Albert “Tinho” a noite não correu de feição e o júri mostrou-se desiludido com a prestação do jovem de Évora. Ao som de “Happy”, do filme “Gru, o Maldisposto”, Albert não convenceu e foi acusado de “faltar um certo groove” na interpretação.

Para último ficaram Rita Nascimento – que deu voz à banda sonora de Pearl Harbor – e Gonçalo Santos que escolheu Damien Rice e o tema do filme “Closer” para terminar “em grande” a gala de Domingo.

Terminadas as actuações era tempo de balanço e de dar espaço a uma artista de renome: Mimicat. A cantora nascida em Coimbra brindou o público com o hit “Tell Me Why” numa apresentação cheia de soul.

Contados os votos, na “corda bamba” ficaram: Miguel M. Santos, Mafalda Portela e Carolina Bernardo. Visivelmente entristecidos, os três concorrentes ouviram o veredicto do público que ditava a saída de Mafalda.

A jovem procurou provar o seu valor e nos primeiros segundos foi interrompida por Paulo Ventura que comunicava a decisão (unânime) do júri: Mafalda fica mais uma semana, foi salva pelos jurados que consideraram “ser impossível” deixar a rapariga ir embora.

Assim, na terceira gala haverá uma dupla expulsão a cargo do grande público.

Texto e Fotos: Alexandra Martins do Vale