Atualidade

Príncipe Carlos Filipe e Sofia Hellqvist já são marido e mulher

Carlos Filipe e Sofia Hellqvist, agora duquesa de Värmland, disseram o “sim” na tarde deste sábado, dia 13, na capela do Palácio Real, em Estocolmo. O filho dos reis suecos não conseguiu esconder a emoção quando viu a noiva entrar na igreja, com um vestido branco – uma criação da estilista Ida Sjöstedt.

A ex-modelo caminhou até ao altar de braço dado com o pai atrás de quatro meninas que serviram de meninas das alianças, uma delas era a sobrinha do noivo, a princesa Estelle, filha dos príncipes Victoria e Daniel.

Os noivos ficaram visivelmente emocionados em vários momentos da cerimónia, que foi celebrada pelo bispo-emérito Lars-Göran Lönnermark e pelo padre Michael Bjerkhagen, e o príncipe mostrou-se especialmente nervoso na hora de trocar as alianças.

À cerimónia assistiram cerca de 350 convidados, entre eles vários membros da realeza europeia, nomeadamente a rainha Máxima da Holanda, a rainha Matilde da Bélgica, a rainha Margarida da Dinamarca ou os príncipe Haakon e Mette-Marit da Noruega.

À saída da igreja os noivos eram esperados por dezenas de suecos que estiveram no local para os felicitar. Perante a multidão, Carlos Filipe e Sofia Hellqvist trocaram dois beijos apaixonados.

Após a cerimónia, os noivos percorreram várias ruas da cidade de Estocolmo tendo voltado ao ponto de partida, o palácio real, onde vai decorrer o copo-de-água, e receberam uma salva de 21 tiros de canhão. Na varanda do palácio o príncipe falou aos cidadãos, que se encontravam no local, e apresentou a mulher: a princesa Sofia. Os dois voltaram a trocar um beijo apaixonado e foram felicitados pelos familiares.

Assim, que terminar o jantar vai realizar-se o baile na Galeria de Carlos XI e contará com a animação do DJ Aviici e do grupo Icona Pop.