Atualidade

Os pormenores do casamento de Carlos Filipe e Sofia Hellqvist

Dentro de dois dias a Suécia vai assistir a mais um casamento real, cujos preparativos estão a ser ultimados. O príncipe Carlos Filipe, de 35 anos, vai dizer o “sim” a Sofia Hellqvist, de 30, que após a cerimónia receberá o título de duquesa de Värmland.

Este dia é muito esperado pelos suecos, depois do casal ter anunciado o noivado a 27 de junho do ano passado. As festividades começam na véspera do enlace, com um jantar privado para os convidados, que será oferecido pelos reis Carlos Gustavo e Sílvia.

A cerimónia religiosa está marcada para as 16h30 de sábado, dia 13, na capela do Palacio Real, em Estocolmo, e será presidida pelo bispo Lars-Göran Lönnermark. À entrada na igreja e no percurso até ao altar, Sofia Hellqvist será acompanhada de pagens e a princesa Estelle, filha dos príncipes Victoria e Daniel, assumirá o papel de menina das alianças. O vestido de noiva é um dos grandes segredos do casamento.

Após trocarem alianças, os recém-casados vão apresentar-se como marido e mulher aos cidadãos num passeio de coche, que irá percorrer algumas ruas da capital sueca. Uma salva de 21 tiros de canhão será dada em honra do enlace.

Depois, os noivos vão juntar-se aos 350 convidados – entre eles vários membros da realeza europeia – no copo-de-água que se irá realizar no salão Mar Branco do palácio. O baile, que contará com a atuação do DJ Aviici e do grupo Icona Pop, terá lugar na galeria Carlos XI.

Sofia Carlos Filipe

Casamento vai custar 850 mil euros
A organização do casamento do príncipe Carlos Felipe e Sofia Hellqvist custará um total de 850 mil euros. Tal como aconteceu com as princesas Victoria e Madalena, o rei Carlos Gustavo é quem vai pagar as despesas do seu bolso. Ao contrário das casas reais da Dinamarca e da Holanda, cujas celebrações são pagas com dinheiro público, o monarca sueco pagará tudo, até os vestidos das mulheres da família real e o DJ contratado para a festa. Só os gastos com segurança ficarão acima dos 200 mil euros.

O destino da lua-de-mel está guardado no “segredo dos deuses” e não se sabe onde o casal vai desfrutar dos primeiros dias como marido e mulher.

Recorde-se que Carlos Filipe e Sofia Hellqvist estão juntos desde 2010 e ao início o namoro não foi visto com “bons olhos”, uma vez que a jovem participou num reality show e posou para revistas masculinas. Porém, a transformação que Sofia sofreu nos últimos anos parece ter conquistado tudo e todos e a futura princesa é, agora, muito acarinhada pelos cidadãos.