Saúde & bem-estar

Coscuvilhar faz bem à saúde

Falar da vida alheia até pode ser um defeito, mas segundo um estudo faz bem à saúde. Segundo uma pesquisa da Columbia Business School, manter um segredo não só exerce um peso emocional, como pode provocar danos físicos e diminuir a produtividade.

De acordo com o investigador Michael Slepian “estar preocupado com um segredo no trabalho pode ser desmotivante”. “Se estiver menos motivado para ultrapassar esses desafios, o seu desempenho pode ser afetado”, defendeu.

O problema dos segredos é preocuparem quem os carrega. Quanto mais se pensa neles, mais desgaste motivacional, intelectual e pessoal provocam. Por isso, o especialista, que trabalhou com investigadores das universidades de Wake Forest e Stanford, diz que a melhor solução é partilhar os segredos com colegas ou amigos: “Às vezes, as pessoas sentem que a coisa certa é guardar um segredo, mas ao fazê-lo podem estar a sujeitar-se a consequências negativas”.

Ao contrário do que se possa pensar, estes estudos concluíram que não são as mulheres as primeiras a revelarem um segredo, mas sim os homens. Praticamente metade dos homens que participaram no estudo admitiram que passavam a informação nos minutos seguintes, enquanto as mulheres disseram aguentá-lo por, pelo menos, três horas e meia.

Se não quiser partilhar o segredo com alguém conhecido, o investigador norte-americano sugere, por exemplo, escrever o segredo num diário ou num fórum online onde não se conheça ninguém.