Saúde & bem-estar

Afinal comer massa não engorda!

A conclusão peremtória é de um estudo do Instituto Neurológico Mediterrânico, situado em Itália, que envolveu um universo de 23 mil pessoas e cujos investigadores vão mais longe e dizem mesmo que a massa pode até ajudar a emagrecer.

Esse prato tão italiano e parte da dieta mediterrânica de muitas pessoas não apresenta riscos de aumento do Índice de Massa Corporal (IMC) e até pode ajudar a combater a diabetes e o peso excessivo.

O mito de que a massa engorda está ligado ao facto de este alimento ser uma fonte de hidratos de carbono. A partir daqui, criou-se a ideia de que o prato é rico em calorias e que não apresenta grandes benefícios na dieta, em termos de valores nutricionais.

Este estudo veio contrariar essa tese.

Para a realização da pesquisa, os investigadores convidaram os participantes a fazer uma espécie de diário, que revelasse os seus hábitos alimentares. Eles tiveram de escrever tudo o que comeram, todos os dias. Depois, foram sujeitos a um questionário.

Os autores do estudo recolheram a informação, avaliaram a quantidade de massa ingerida por dia e compararam com o IMC e com as medidas da cintura e do quadril de cada participante.

E as conclusões não deixaram margens para dúvidas. As pessoas que comeram mais vezes massa não engordaram. Pelo contrário. Foram aquelas que perderam mais peso.

“Ao comparar os dados antropométricos com os hábitos alimentares, verificámos que o consumo de massa, ao contrário do que se pensa, não está associado a um IMC alto, mas exatamente ao contrário”, explicou George Pounis, coautor do estudo.

O preconceito de que a massa engorda tem sido responsável por uma alteração da dieta mediterrânica, segundo os autores deste estudo, que apresenta resultados semelhantes a outros realizados na Grécia e nos Estados Unidos.

O segredo, sustenta a investigação, é combinar massa com legumes, tomate, peixe e azeite – e evitar a carne e as gorduras animais.

O consumo de massa decaiu, por se considerar que a eliminação daquele alimento da dieta iria trazer benefícios no combate à obesidade.

Esta não é a primeira pesquisa que dá boa nota à dieta mediterrânica, da qual a massa cumpre um papel importante. No entanto, essas vantagens estavam sobretudo associada ao facto de ser rica em frutas, vegetais, peixe e produtos integrais. Nenhum estudo tinha avaliado o papel da massa.

Em resumo, a massa não engorda, ajuda a perder peso, combate a obesidade, além de ser um bom amigo para as pessoas que padecem de doenças crónicas.