Saúde & bem-estar

Chuchar no dedo ou roer as unhas pode diminuir tendência para alergias

As crianças que chucham no dedo ou que roem as unhas são menos propensas a desenvolver alergias ao longo da vida, segundo um estudo realizado na Universidade McMaster, no Canadá.

Se as crianças combinam os dois “maus hábitos” serão provavelmente menos sensíveis aos ácaros, ao feno e ao pólen, e aos pelos de gato, cães e outros animais, segundo o estudo, que foi publicado na última edição da revista médica norte-americana Pedriatrics.

“Os resultados suportam a teoria sobre a higiene segundo a qual ser exposto quando jovem a sujidade e aos germes reduz o risco de desenvolver alergias”, disse o professor Malcolm Sears, da Faculdade de Medicina da instituição universitária, o principal autor do trabalho. E acrescentou: “Não recomendamos que essas atitudes sejam encorajadas junto das crianças mas este estudo parece mostrar um lado positivo”.

Para o estudo os investigadores trabalharam na Nova Zelândia com um grupo de mil crianças nascidas a partir de 1972. E constaram que dessas 31 por cento chuchavam no dedo ou roíam as unhas.

Entre os participantes, testados entre os 13 e os 32 anos, 45 por cento mostrou predisposição para alergias. Mas dos que costumavam chuchar no dedo ou roer as unhas só 40 por cento tiveram alergias. No grupo dos que chuchavam no dedo e que também roíam as unhas a percentagem diminuiu para 31 por cento.