Saúde & bem-estar

Ingrediente do pó de caril pode ajudar a combater Alzheimer

Um estudo alemão sugere que um dos ingredientes do caril, mistura muito utilizada na confeção de pratos indianos, pode ajudar a combater doenças degenerativas graves, como o Alzheimer.

Segundo a pesquisa, realizada com ratos, o açafrão da terra – um dos componentes que torna o pó de caril mais picante – pode acelerar a capacidade de regeneração do cérebro.

O estudo foi feito no Instituto de Neurociências e Medicina, na Alemanha, e publicado num jornal científico dedicado a pesquisas com células estaminais.

O artigo sustenta que um composto encontrado no açafrão-da-terra (ou curcuma) – um dos ingredientes do caril – pode estimular o crescimento de células nervosas que seriam parte do “kit” de reparação do cérebro. Com base nesta hipótese, os cientistas estimam que é possível encontrar um caminho para remédios mais eficientes no tratamento de Alzheimer.

No entanto, a investigadora britânica Laura Philipps afirma que ainda é prematuro tirar conclusões sobre o efeito da substância nas doenças degenerativas. “Não está claro se os resultados dessa pesquisa funcionarão também para pessoas (…)”, diz Philipps. “Precisamos de estudos mais avançados para entender os efeitos desse componente numa doença tão complexa como o Alzheimer”, acrescentou.

caril