Televisão

“American Idol” chega ao fim em 2016

O talent show “American Idol”, a versão original de “Ídolos”, vai chegar ao fim. A FOX anunciou esta segunda-feira, dia 11, que o programa, que em Portugal é transmitido na SIC Mulher, terá a sua última temporada em 2016.

Jennifer Lopez, Harry Connick Jr. e Keith Urban serão jurados da 15ª temporada e Ryan Seacrest, que está desde o início, volta a apresentar. De acordo com a FOX, a última temporada promete prestar homenagens aos participantes, vencedores e fãs das edições anteriores.

A decisão da FOX prende-se com as baixas audiências. O “American Idol” tem sofrido uma queda permanente de público nos últimos anos, alcançando uma média de oito milhões de pessoas por episódio. Em maio do ano passado, a final do formato atraiu a menor audiência dos seus 13 anos de transmissão, atingindo apenas 10,1 milhões de telespetadores, menos 29% que no ano anterior.

Criado por Simon Fuller, o reality show estreou em 2002 tendo como jurados Simon Cowell, Paula Abdul e Randy Jackson. Ao longo da várias temporadas do programa, novas personalidades fizeram parte do júri, como Mariah Carey, Nicki Minaj, Steven Tyler, Kara DioGuardi e Ellen DeGeneres.

O programa revelou talentos como Carrie Underwood, Jennifer Hudson, Kelly Clarkson, Adam Lambert ou Chris Daughtry.