Televisão

“Masterchef”: Renata é eliminada

Na oitava semana da competição foi Renata quem abandonou a cozinha do “Masterchef”, da TVI.

O programa, emitido no sábado, arrancou com uma prova inesperada. Os aspirantes são desafiados a cozinhar a pares, tendo de fazer a mesma receita mas cozinhando à vez. Os pares tiveram acesso visual uns aos outros mas não puderam comunicar. A cada dez minutos trocavam. Manel e Sílvia são os vencedores da prova e é com essa vantagem que o par parte para um desafio exterior num dos pontos mais bonitos do país: o Douro.

Mais do que a oportunidade de serem capitães, os dois receberam um avental dourado, o que lhes dá imunidade para a prova de eliminação.

Os jurados chegam de barco ao Cais do Pinhão. O par vencedor divide-se para que cada um possa capitanear a sua equipa. Manuel escolhe Márcio, Ann-Kristin, Marta e Leonel para a sua equipa, enquanto que Sílvia escolhe Cátia, Renata, Marita e Pedro. A dificuldade está na proteína: a lampreia foi a rainha da prova.

O chefe Rui Paula e o chefe Henrique Mouro deram uma pequena masterclass onde ensinam a preparar a lampreia para a confeção. Entre dificuldades e algumas discórdias, a equipa de Manuel que venceu a prova.

A equipa derrotada regressa à cozinha para a prova de eliminação. Os aspirantes enfrentam a bandeira de Portugal, será ela a brilhar na prova de eliminação que dita a saída de mais um aspirante. Sílvia estava a salvo, usando o seu avental dourado, mas foi ela que ditou as regras da prova. Na cozinha está montada a bandeira de Portugal com ingredientes de cada cor – verdes, vermelhos e amarelos. Sílvia tem de atribuir uma cor a cada aspirante. Marita fica com amarelo, Renata e Cátia com vermelho, Pedro com verde. Cátia opta por cozinhar um peixe vermelho, Marita faz uma espécie de caril com frango, Renata escolhe uma carne vermelha e Pedro um camarão com abacate.

No final, Renata foi quem apresentou o prato mais fraco e teve de abandonar a competição.

Fotos: TVI