Cultura

Arte de Joana Vasconcelos à entrada de Waddesdon Manor

Um par de castiçais gigantes, que a artista Joana Vasconcelos concebeu a partir de garrafas de vidro, vão estar, a partir de hoje, à entrada de Waddesdon Manor, uma casa senhorial inglesa que pertenceu à família Rothschild.

As duas esculturas são uma encomenda da Fundação Rothschild, que as adquiriu para as colocar na propriedade, atualmente na posse da National Trust, uma entidade britânica que gere e conserva edifícios e locais de interesse histórico.

Uma estrutura de ferro com sete metros de altura suporta 256 garrafas “magnum” [1,5 litros] de vinho Château Lafite Rothschild, produzido em Bordéus, num dos vinhedos da família, que fez fortuna na banca.

As peças, que se intitulam apropriadamente “Lafite”, fazem parte da série “Castiçais” que Joana Vasconcelos iniciou em 2006 e que fazem referência à obra de Marchel Duchamp “Porte-Bouteilles”.

As esculturas têm autorização dos responsáveis pelo património histórico para ficar no local durante cinco anos e vão juntar-se a outras dos artistas contemporâneos Stephen Cox, Xavier Veilhan, Michael Craig-Martin, Richard Long, Angus Fairhurst e Sarah Lucas.

Waddesdon Manor está situada cerca de 80 quilómetros a noroeste de Londres, no condado de Buckinghamshire.