Cultura

Contos inéditos de Fernando Pessoa reunidos em coletânea

“Estrada do esquecimento e outros contos”, que reúne cerca de duas dezenas de contos inéditos de Fernando Pessoa, vai ser publicado na quinta-feira.

“Reúne-se nesta edição um conjunto de narrativas de Fernando Pessoa, das quais 20 se encontravam ainda inéditas”, afirma a editora Assírio & Alvim em comunicado, acrescentando que esta obra surge na continuidade de “O mendigo e outros contos”, publicada em 2012.

Esta coletânea tem uma introdução de Ana Maria Freitas, investigadora do Instituto de Estudos sobre o Modernismo, da Universidade Nova de Lisboa, que tem estudado o espólio do escritor. “Embora a intenção de publicar nunca estivesse longe do pensamento de Pessoa, pouco da sua obra de ficção foi publicado em vida. Este facto implica que qualquer edição da sua obra tenha de percorrer o caminho que o autor fez ao criar os seus textos e tentar adivinhar as suas intenções para garantir a fidelidade ao seu projeto”, escreve a investigadora.

A editora realça o “rigoroso trabalho de edição levado a cabo por Ana Maria Freitas” e frisa que “este livro vem aprofundar, decisivamente, o conhecimento que temos sobre uma área importante da criação pessoana, trazendo a público contos de Fernando Pessoa até agora inéditos”.

A obra dá a conhecer contos como “A Estrada do esquecimento”, “O caso do sargento falso”, “A trincheira”, “Uma tarde clerical”, “A caçada” e “Um conto”, entre outros. Da lista de inéditos, agora publicados, consta ainda “O prior de Buarcos”, “O que fazia o bem”, “O José Mole”, “Gastrónomo” e “A perda do hiate Nada”. Fazem ainda parte da seleção dois contos parcialmente inéditos: “O crime do Dr. Cerdeira” e “O vencedor do tempo”.

A apresentação está marcada para o dia 9 de abril, pelas 19h00, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

Também uma antologia de textos teóricos e críticos de Fernando Pessoa, “Sobre Orpheu e o Sensacionismo”, numa edição de Fernando Cabral Martins e Richard Zenith, será publicada na próxima segunda-feira.