Cultura

Obra de Júlio Pomar vai a leilão por 300 mil euros

O quadro “O Almoço do Trolha”, obra icónica do movimento neorrealista português, vai esta quarta-feira, dia 27, a leilão, em Lisboa, com uma base de licitação de 300 mil euros, segundo a leiloeira Palácio do Correio Velho.

A obra é uma das 23 de Júlio Pomar, que estão incluídas nos 565 lotes este Leilão de Antiguidades, Arte Moderna e Contemporânea, que tem início às 19h30 e prossegue na quinta-feira.

A leiloeira adiantou à “Lusa” que “já há alguns interessados na aquisição” da tela, que vai à praça com mais 22 obras do artista Júlio Pomar, de 89 anos. Das 23 obras do artista plástico, oito são originais e 15 são obras gráficas provenientes da coleção de Maria José Salvador e Manuel Torres, falecido este ano.

O quadro “O Almoço do Trolha” foi exposto ainda inacabado, em 1947, durante o período de prisão de Júlio Pomar, no Forte de Caxias, destinada a prisioneiros políticos, tendo sido terminada em 1950.

Depois do leilão ter sido anunciado, o Palácio do Correio Velho recebeu uma notificação da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) dando conta da abertura de um processo de classificação do quadro. O processo aberto pela DGPC pode demorar até um ano a estar concluído, mas, de acordo com a Lei de Bases do Património Cultural, a partir do momento que se encontra em vias de classificação, a obra fica legalmente protegida, embora a venda continue a ser possível, desde que se mantenha no país.