Atualidade

Caras conhecidas lançam esperança na luta contra o cancro

Esta sexta-feira, 20 de março,  comemorou-se o “Dia da Esperança” no IPO Porto, uma iniciativa que contou com a solidariedade de algumas caras conhecidas.

O evento quis destacar a importância dos ensaios clínicos no acesso à inovação terapêutica no que respeita à luta contra o cancro e também homenagear todos os doentes  e profissionais de saúde envolvidos.

Atentos, Sónia Araújo,  Miguel Vieira, Carla Ascensão,  Miguel Guedes e Jorge Gabriel juntaram-se a uma causa que também já os tocou direta ou indiretamente, como fizeram questão de frisar.

Vencido um cancro de pele há quase quatro anos, Jorge Gabriel reconheceu “um significado especial” em participar”. “O meu susto foi rapidamente remediado depois de ter sido localizado a tempo e horas, até porque eu fiz aquilo que está ao alcance de todos, que é de chegar a tempo. Julgo que esse poderá ser o primeiro aliado de todos. Podemos cultivar essa esperança principalmente se não tivermos comportamentos de risco, e depois, se estivermos atentos a alguns sinais que podem ser físicos ou comportamentais. Esses são suficientes para darmos aos profissionais de saúde mais armas para que eles consigam resolver os nossos problemas. Esta é mesmo a melhor mensagem que se pode dar num dia como este, esperança. O desenvolvimento é imenso, vemos que os doentes que já passaram por várias fases de tratamento conseguem perceber as melhorias nas sequelas atingidas com os tratamentos. Hoje podemos falar quase em doença crónica e não em doença letal, em doença que nos apresenta imediatamente uma meta, um fecho para a nossa vida”, afirmou o apresentador.

Também surpreendido pela doença em 2001, Miguel Vieira encara o IPO como “uma segunda casa”. Sem traumas do passado, o estilista entra na unidade hospitalar para os habituais exames de rotina, mas também quando para intervir nas atividades que ali se vão realizando, muitas vezes de forma anónima.

Sempre sorridente, Sónia Araújo foi das que mais interagiu com as muitas pessoas que se juntaram ao momento dos discursos e sensibilização, sendo bastante acarinhada por quem segue o seu trabalho na televisão. Miguel Guedes e Carla Ascensão juntaram-se na simpatia e na distribuição de flores por utentes, familiares e todos aqueles que com eles se cruzaram nesta unidade de saúde do Norte. Veja as fotos:

Fotos: Ricardo Júnior