Cultura

Capa originalde “Tintim”, de 1938, vendida por 453 mil euros

A prancha original de uma capa de 1938 da revista “Le petit Vintième” que tinha como protagonista Tintim, criado por Hergé, foi vendida em Paris por 453 mil euros, anunciou a leiloeira Sotheby’s.

A capa, que comemorava o décimo aniversário da revista, e em que aparecia Tintim, bem como Milu, Quick, Flupke, Jo, Zette e Jocko, assim como um autorretrato do próprio Hergé, estava num lote dos 288 que estiveram a leilão, referiu um porta-voz da Sothebys’s.

O preço final ficou abaixo da estimativa inicial, que era, no máximo, de 480 mil euros.

No total, o conjunto desses lotes de banda desenhada – entre os quais havia muitos outros autores consagrados, como Enki Bilal, Moebius, Hugo Pratt ou Albert Uderzo – foi vendido por um total de 3,8 milhões de euros.

O segundo lote mais caro foi outra obra de Hergé, em concreto uma prancha do seu período preto e branco, em 1939, do álbum intitulado “Le Sceptre d’Ottokar”, adquirida por 327 mil euros, acima da estimativa de 270 mil euros.

Em terceiro ficou a capa de Corto Maltese, “Les Celtiques”, publicada por Hugo Pratt em 1980, e que as várias ordens de compra fez subir o preço até aos 315 mil euros.

A Sotheby’s destacou que neste leilão, o segundo de banda desenhada organizada pela leiloeira em Paris, bateram-se cerca de uma dúzia de recordes mundiais.