Atualidade

Porsche de Janis Joplin vai ser leiloado

Dias antes de morrer, Janis Joplin gravou a música “Mercedes Benz”, onde cantava “Oh Lord, won’t you buy me a Mercedes Benz. My friends all drive Porsches, I must make amends” em português “Meu Deus, compra-me um Mercedes Benz. Todos os meus amigos guiam Porsches, eu tenho de me equiparar”.

Apesar de pedir por um Mercedes, a artista tinha na garagem um Porsche, com uma pintura psicadélica, que agora vai a leilão pela Sotheby’s, em dezembro, em Nova Iorque. O carro, um Porsche Type 356C Cabriolet de 1965, poderá ser comprado por 350 mil euros.

A cantora comprou o veículo, em 1968, mas achou que a pintura original (que era branca) era aborrecida e pediu a um amigo para lhe para lhe dar um tratamento “ácido”. No final, Porsche ficou com uma pintura com borboletas, anémonas, uma paisagem idílica, uma entidade cósmica, pássaros a esvoaçar e ainda por um retrato da cantora com os músicos que a acompanhavam. A obra foi intitulada de: “A criação do Universo”.

O carro tornou-se um dos mais famosos de São Francisco e a “Janis guiava-o para todo o lado na cidade e também em Los Angeles quando estava em gravações lá”, conta a irmã e biografa Laura Joplin. “Para qualquer lado que ela fosse com o carro, os fãs reconheciam-no. Sempre que estacionava, ao regressar encontrava uma nota de um fã no limpa para-brisas”, acrescentou.

O carro ainda pertence à família de Janis, nos últimos anos tem estado em exibição no Museu do Rock and Roll em Cleveland.

Recorde-se que Janis Joplin morreu de overdose de heroína aos 27 anos, a 4 de outubro de 1970.