Atualidade

Rainha da Dinamarca convertida em personagem de banda desenhada

“Daisy, uma princesa na Dinamarca” é um livro de banda desenhada, de 76 páginas, que narra a vida da agora rainha Margarida desde o nascimento, em 1942, até a data em que ascende ao trono, aos 32 anos, após a morte do pai, Frederico IX.

Este é o primeiro livro de uma série de banda desenhada biográfica sobre a monarca dinamarquesa, conforme revelaram os autores Erik Swan e Thierry Capezzone.

margarita-dinamarca-1-a

A história começa apenas uma semana depois da ocupação da Dinamarca pela Alemanha nazista em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. No palácio de Amalienborg nasceu uma princesa batizada com o nome de Margarida. Naquela época nada fazia prever o futuro da menina, uma vez que na altura a lei constitucional impedia as mulheres de ascender ao trono. Mas em 1953, a lei foi revogada após um referendo.

O livro conta, por exemplo, a viagem da agora rainha à Disneyland com um grupo de amigos e assistiu a um concerto de Elvis Presley, além de outros episódios históricos marcantes.

Segundo os autores, o próximo livro vai centrar-se nos primeiros anos do reinado de Margarida, o casamento e o nascimento dos filhos.

margarita-dinamarca-2-a