De chorar por mais

O Valentim

Valente Valentim

Rui Sousa Dias é um empreendedor especial. Não só porque foi um dos que mais contribuiu para transformar a Rua Heróis de França na principal sala de visitas do mar português. Mas também por de há muitos anos a esta parte assume, com responsabilidade e competência assinaláveis, a liderança do associativismo ligada à restauração do concelho.

Matosinhos é Mar, e o Valentim uma das suas mais relevante representações. Confesso que não faço a menor ideia se o Valentim serve pratos de carne. Tenho que dizer, em abono do enorme profissionalismo da casa que se o faz, deve fazê-lo com competência.

Mas há uma coisa que vos posso garantir. Se quiser comer bom marisco ou aquele que justamente é chamado o melhor peixe do Mundo, não pense que se enganou na porta. Está na casa certa ou numa das casas certas que Matosinhos ainda oferece a quem o visita.

JMO_4102 copy

Recomendo que prove as lulas pequenas fritas em azeite e alho – uma voluptosa delícia, uma agradecida surpresa. Prossiga com as pataniscas. Não são iguais às boas pataniscas que se servem nesta região – são melhores! E o segredo é que o polme é mais fofo e a patanisca vacila entre a sua formulação tradicional e a do bolo de bacalhau – um delícia que não pode recusar. A petinga, o carapau alimado, ou de escabeche, o camarão fresquinho da nossa costa ou até o simples pimento padrón, tudo se casa admiravelmente nesta admirável casa de comer.

Depois do estômago assim devidamente afagado, não esqueça de o entremear com a broa magnífica que aqui se faz, passe a pedir o seu pratinho de peixe.

Eu por mim não preciso de ensarilhar a cabeça. Deixo-me ir na recomendação que me fazem. Porque desde a sardinha no tempo dela, ao Linguado à solha, ao peixe Galo, ao robalo ou ao rodovalho, sei que estou sempre bem entregue na frescura segura da matéria prima e na boa grelha que aqui não engana ninguém.

Pode comer o peixe com os acólitos habituais – a batata à murro salteada em alho e uns grelos luminosos de encher a alma e a barriga também.

JMO_4120 copy

Mas se quiser a sugestão que tem muita barriga de Valentim, então peça antes um arroz – ou o caldoso de legumes que abre no seu ponto e é aromatizado com uma boa chouriça de carne, ou ainda melhor um arroz de legumes que aqui chamamos “à Manuel Serrão” e que é feito quase seco mas ainda a abrir no tacho com aquela humidade que se vaporiza em aromas inesquecíveis. Tudo isto feito pela Chef Maria José, uma cozinheira de mão segura que não falha nos apuros, nos tempos e nos temperos.

Acabe com doçura provando uma rabanada, um pudim, uma tarte de lima, ou melhor do que tudo um leite de creme à antiga, queimado na hora e refrescado com raspa de limão.

Grande carta de vinhos. Beba Riso branco que tão bem liga com a grelha do Valentim e que tem a assinatura segura de Miguel de Sousa Otto.

Valente casa do mar este Valentim que Rui Sousa Dias transformou num dos maiores restaurantes portugueses.

JMO_4133 copy

Restaurante O Valentim
Rua Heróis de França, 263
4450 Matosinhos
Tlf.: 229 388 015

Fotos: José Gageiro