Off the record

Teresa Guilherme: a senhora televisão

Sem escudos ou máscaras, foi assim que a apresentadora e produtora mais admirada do país traçou a sua vida profissional. O prazer e a graça com que apresenta os programas que dirige saltam à vista de quem a segue, e nisso ninguém a bate. Tem quase 59 anos e uma energia inesgotável.

Vaidosa, toma cuidado com o corpo, faz ginástica, massagens e não descura os cuidados com os belos cabelos loiros. No seu site pessoal confessa um dos seus segredos de beleza: “O Dr. Chams e as suas agulhas milagrosas! Tonificam os músculos e a pele do rosto sem mudarem a expressão”. Ainda sobre o cirurgião plástico revela: “É ele quem tem iluminado a minha década dos 50”.

Teresa Guilherme com a mãe, Lídia Ribeiro e o padrasto, Tony de Matos
Teresa Guilherme com a mãe, Lídia Ribeiro e o padrasto, Tony de Matos

Os primeiros passos na televisão foram dados em 1991, quando criou e produziu o programa “Acontecimentos, Limitada” para a RTP e nesse mesmo ano estreou-se à frente das câmaras, ao apresentar o formato da sua autoria: “Eterno Feminino”. Deu a cara e produziu programas de grande sucesso como “E o Resto é Conversa”, “Não se Esqueça da Escova de Dentes” ou “Ai os Homens”. No ano 2000, começa a sua ligação ao formato de grande sucesso, foi convidada a apresentar o “Big Brother”, uma produção da Endemol para a TVI que viria a revolucionar a televisão portuguesa, com quatro edições. Em 2011 apresenta a segunda edição de “Casa dos Segredos”, da TVI, substituindo Júlia Pinheiro. Desde então tornou-se o rosto do reality show da estação de Queluz de Baixo e além das edições de “Casa dos Segredos” e “Desafio Final”, apresentou ainda o “Big Brother VIP”.

A par da apresentação há outra arte pela qual é apaixonada: a representação. Subiu ao palco de um teatro pela primeira vez em 2006, ao lado de Miguel Falabella, com a peça “A Partilha” e no mesmo ano estreia “O Submarino”. Mas a representação não se cinge ao teatro e fez parte do elenco da novela “Vingança”.

Teresa Guilherme também escreveu um livro e escolheu como título uma frase que tantas vezes repete: “Isso Agora… Não Interessa Nada!”. A obra apresenta as crónicas que foi elaborando “ao longo dos anos”. Pequenas histórias com humor, acerca de tudo o que se passa por detrás do glamour do mundo da televisão.

Teresa Guilherme v

Ligada ao isotérico, está atenta aos sinais que a vida lhe vai dando, dá-lhes ouvidos e coloca-os em prática.

Filha única, do cantor Luís Guilherme e da fadista Lídia Ribeiro, teve como padrasto o cantor romântico Tony de Matos, a quem queria como pai.

Tentou alterar as suas prioridades quando casou, aos 53 anos, com o guionista Henrique Dias, de 37, numa cerimónia íntima em Las Vegas, a 13 de Janeiro de 2004. Porém, o compromisso com o trabalho desgastou o casamento, acabando por se divorciar quatro anos depois. Nunca teve filhos, “desde muito nova sempre disse que não queria ter filhos”, confessa sempre que lhe é colocada a questão.

Adepta do Benfica, a apresentadora é ainda uma apaixonada por cães.

Teresa Guilherme é uma referência do universo televisivo português, a simplicidade, o profissionalismo e a dedicação são os seus trunfos e o tempero do seu sucesso.

Teresa Guilherme

 

Fotos: http://teresaguilherme.com/ facebook e reprodução